Diagnostico transporte de passageiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A premissa básica deste trabalho consiste no diagnóstico organizacional da empresa de transporte intermunicipal de pessoas, Viação Princesa dos Inhamuns, localizada na Estrada do Ancurí, 229 – Ramal Guarani, no bairro Parque Santa Maria, atuante no estado do Ceará. Com isso a empresa será investigada de como se comporta no mercado a partir de suas práticas diárias.

Serátranscrito a realidade da empresa, avaliando aspectos relativos ao seu ambiente interno e externo. Verificando e avaliando a estrutura física e sua gestão de negócios para atender as demandas no mercado.

Em busca de um aperfeiçoamento no serviço oferecido ao seu público-alvo, tendo como foco a busca de informações para que possa ser montado um planejamento estratégico gerando benefícios ao negócio, foiescolhida a Viação Princesa dos Inhamuns, que está em busca de dados concretos, através deste estudo, para transformar seus pontos fracos em oportunidades de crescimento no mercado de transporte de pessoas, afinal, um futuro de competência interessa a todos.

O estudo será qualitativo, tipo descritivo. A partir de um questionário, pré-estabelecido seguindo um roteiro de gestão de negócios, foifeito entrevistas com os gestores de cada setor da empresa (Setor Financeiro, Tráfego, Manutenção, Departamento pessoal, Recursos Humanos, Marketing e Setor de Cargas e Encomendas).

A partir das respostas do questionário e das informações coletadas na prática será montado um plano de ação, com a visão geral da empresa, em busca de rotinas que melhorem o fluxo de trabalho, agilizem as tarefasdiárias e aprimorem o serviço que será oferecido ao seu cliente.

FICHA TÉCNICA

Ramo de atividade:
Serviço
Setor da economia:
Terciário
Tipo de negócio:
Transporte de passageiro intermunicipal no estado do Ceara
Razão Social:
Viação Princesa dos Inhamuns LTDA
Endereço:
Estrada do Ancurí, nº 229 – Ramal Guarani – Bairro Parque Santa Maria
Nome de Fantasia:
Princesa dosInhamuns
CNPJ: 07.289.630/0001-77
Ano da fundação:
03/julho/1968
Logomarca:

Endereço:
Estrada do Ancurí, nº 229 – Ramal Guarani – Bairro Parque Santa Maria
www.viaçãoprincesadosinhamuns.com.br ( site em construção)

Portfólio de Produtos (relação de itens e serviços)
A Viação Princesa dos Inhamuns atende as seguintes localidade dos Estado do Ceará: Aiuaba, Ararendá, Arneiroz, Boa Viagem,Campos Sales, Canindé, Caridade, Catunda, Crateús, Fortaleza,Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Independência, Inhuporanga, Ipaporanga, Ipi, Ipueiras, Madalena, Maranguape, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambú, Paramoti, Pedra Branca, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Sucesso, Tamboril e Tauá.

Regime de Trabalho:
44 horas semanais
Áreafísica (m²):
7.000 metros quadrados de ária construída
23.000 metros quadrados de ária descoberta
Total: 30.000 metros quadrados
Áreas de atuação geográfica:
Região central do estado do Ceará
Investimento Inicial
R$ 20. 530,000
Faturamento Mensal
R$ 2.200,000
Número de Empregados 300

HISTÓRICO

Em meados do século XIX, no Brasil, era preciso construir e conservar estradas paradistribuir mercadorias, logo os empresários lançavam suas vistas nas vantagens do tráfego de pessoas e investiram na construção de estradas. No ano de 1868, no Ceará iniciou-se o serviço de transporte coletivo de passageiros no Ceará, através da Companhia de Ônibus, período em que viajar de ônibus era sinônimo de status social.

Em 1915, o Ceará ganhou uma repartição destinada exclusivamente aocontrole do serviço de transporte por veículos. A primeira empresa de ônibus rodoviários que operou com regularidade no Ceará foi a Empresa de Auto-Omnibus J. Mavignier &Cia (Auto-Viação Maranguape), em meados de 1930.
Muitas empresas fizeram parte da história do transporte rodoviário no Ceará como: Empresa São Paulo, Empresa Gaudioso, Vitória, Empresa Uchoa, Redenção, empresa Marajó, expresso...
tracking img