Diagnostico organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3204 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL NA ÁREA DE LOGÍSTICA

Londrina
201





Londrina

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 JUSTIFICATIVA 5

3 OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral: 6
3.2 Objetivos Específicos: 6

4 METODOLOGIA 7
4.1 Delimitação do Estudo: 7
4.2 Técnica, Análise eLimitação do Estudo: 7

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
5.1 Diagnóstico 9
5.2 Análise Swot 10

6 LOGÍSTICA 13
6.1 Atividades Logísticas 15
6.2 Cadeia de suprimentos 16
6.3 Processos Logísticos 19
6.4 Transporte 20
6.5 Custos 21
6.6 Administração de materiais 22
6.6.1 Método PEPS e UEPS 23

7 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA EM ESTUDO 24

8 CRONOGRAMA 25

REFERENCIAS 261 INTRODUÇÃO

A logística empreserial é uma ferramenta gerencial que sustenta uma vantagem competitiva ao empresário ou organização em geral. Dependendo do ramo de negócio, o custo da logística somando o custo dos materiais adquiridos, chega até 70% do preço final da venda, sendo assim, um ponto crucial a ser analisado.

É nesse ambiente altamente competitivo e globalizado que asatividades de logística são executadas. O grande diferencial atualmente está na união de esforços e a integração de processos; os quais as empresas se unem para buscar estratégias que as tornem mais competitivas e que gerem vantagem competitiva sustentável para os negócios, a qual pode ser alcançada por meio da utilização dos recursos organizacionais que ajudam a empresa a entregar valor para seu clientesem que ele tenha que pagar mais por isso.

Por tanto, este trabalho visa diagnosticar a área de logística do I o qual trará inúmeros benefícios a esta organização uma vez elucidados seus pontos fortes e fracos.

2 JUSTIFICATIVA

No intuito de diferenciar os seus produtos e competir no mercado, as organizações buscam em suas atividades oportunidades para agregar valor à sua cadeiaprodutiva. Nesse sentido a área da logística surge com o objetivo de tornar disponível produtos e serviços no local onde estes se fazem realmente necessários, no momento em que são desejados , com o mínimo de custo.

Sobre consumidores, Ansoff (1990,p.34) diz:

...tornam-se cada vez mais exigentes- exigindo informação completa sobre o que compram, exigindo responsabiblidade após avenda por parte do fabricante, e deixam de tolerar a poluição ambiental como subproduto.

As empresas pressionadas pelos novos padrões do mercado e pela globalização da economia unem esforços no sentido de integrar os processos, compatilhar responsabilidades e reduzir custos.

Assim sendo este trabalho é justificado pelo fato de que o departamento de logística é muito importante para osucesso deste. No caso do não deixa de ser diferente pois a logística é altamente usada.

Também o uso das ferramentas Administrativas adquiridas ao longo deste curso será fundamental para fixar os ensinamentos aprendidos.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral:

Realizar um diagnóstico organizacional focando a área de logística por meio de uma consultoria.

3.2 Objetivos Específicos:❖ Levantar as oportunidades e ameaças desta Organização;

❖ Apontar os pontos fortes e fracos dela,

❖ Sugerir melhorias na área de logística

4 METODOLOGIA

Para Cruz (2009, p. 81):

A metodologia é apresentada como estudo dos métodos ou da forma dos instrumentos usados para a realização de uma pesquisa científica. O conhecimento dos métodos que auxiliam opesquisador na elaboração do trabalho científico.

4.1 Delimitação do Estudo:

Este diagnóstico será feito no IAPAR em Londrina-Pr, onde será analisado seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades no período de janeiro a junho de 2011.

4.2 Técnica, Análise e Limitação do Estudo:

Será feito uma análise baseando-se no referencial teórico previamente...
tracking img