Diabetes latente auto-imune no adulto (lada)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ane Caroline de Almeida
Giceli Cristine de Souza
Janne Beatriz de Souza
João Batista Ferreira
José Benigno de Mouro Filho
Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

RESUMO: A diabete latente auto-imune do adulto (LADA) se manifesta como sintomas tardios e corresponde a 10% e/ou 12% dos diabéticos. Esta diretamente relacionada a prevalência de anticorpos anti-insulina(IAA),anti-descarboxilase do ácido glutâmico(anti-GAD), e as anti-ilhotas de Langerhans (ICA). Diante disso tal artigo tem como objetivo discutir a LADA a partir de um olhar interdisciplinar, utilizando os conhecimentos da Anatomia Humana, Bioquímica, Histologia, Embriologia, Biologia Celular, Metodologia da Assistência em Enfermagem e Psicologia em Saúde. Tal pesquisa é de cunho bibliográfico, pois se recorreu alivros, periódicos, artigos e revistas para explorar e conhecer as suas principais características.

Palavras-chave: Diabete LADA, Glicose, Células Betas, Insulina, Enfermagem. (Utilizem somente 03 palavras)

Abstract?

1 INTRODUÇÃO
A diabetes é considerada uma doença crônica que por sua vez pode afetar tanto a criança como o adulto. Sabe-se, no entanto, que existem vários tipos de diabetes,neste artigo iremos dá ênfase a diabete Alto-imune Latente do Adulto (LADA) que esta inserida no quadro de diabetes Mellitus tipo 1 e Segundo BRUNNER (1993) produz uma serie de manifestações crônicas devido a elevação por longo período da taxa de glicose sanguínea, ocasionando distúrbios metabólicos de carboidratos lipídios e proteínas. GILL (1991) complementa essa tese deixando claro que os sintomasda LADA podem aparecer como um sinal tardio da diabete, devido a elevada incidência dessa doença (como assim????)
Para explicar melhor o LADA, SILVA (2003) deixa claro que existe dentro da diabete mellitus tipo 1, (o que é o dibetes mellitus tipo 1??? Vocês não podem jogar as idéias sem explicar antes) um subgrupo de pacientes adultos com diabetes auto-imune, que manifesta mais tardiamente, e écaracterizada por longo período padromico assintomático,ou seja, ausência de sintomas agudos ou cetonúria, teor de corpo cetonico na urina para o diagnóstico ( o que vocês querem dizer com isso???  e preservação de função residual das células betas, simulando muitas vezes o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), que se caracteriza como sendo..... (o que é então o diabetes tipo 2???).

2. Origem daDiabete Latente Auto-imune do Adulto (LADA).
Segundo GUEDES (2006), a diabete LADA, denominada como diabete mellitus tipo 1, é explicado por um processo que provoca a destruição das células betas de uma glândula que esta anexa no sistema digestório, conhecida como o pâncreas. Está não produz insulina, ou não produz com a quantidade suficiente, ou a insulina produzida é defeituosa, ou ainda não háreceptores para a insulina que é produzida.

Pessoal vcs dizem num canto que a ´LADA É DENOMINADA COMO diabetes mellitus tipo 1, em outro que é um subgrupo e assim segue, afinal de contas o que é? Deixem claro.
Sendo assim para entendermos melhor esse processo é preciso conhecer claramente a função da insulina no transporte de glicose para dentro das células. Segundo MURRAY (2006) além dosefeitos diretos sobre a hiperglicemia no aumento de capacitação de glicose pelo fígado, a insulina desempenha uma função fundamental na regulação da glicose sanguínea, visto que esse hormônio é produzido como uma resposta direta a hiperglicemia e essas células betas (que células betas? Até então vocês não falaram sobre elas) são fracamente permeáveis a glicose via o transportador GLUT 2 (O que significao GLUT 2?) que tem como função a captação e a liberação rápida de glicose no fígado, nas células pancreáticas betas, rim e intestino delgado, nele a glicose é fosforilada pela glicoquinase.
No entanto, o aumento de glicose sanguínea aumenta o fluxo metabólico através da glicose , ácido cíclico e a geração de ATP (o que é o ATP??) com a alta concentração de ATP, conseqüentemente inibe os...
tracking img