Diabete melittos tipo 1 e 2 glicose e doenças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes mellitus é o nome dado ao grupo de doenças que causam uma dificuldade no organismo em controlar os níveis de glicose do sangue, mantendo-os sempre acima do normal. Dizemos que o diabetes éum grupo de doenças porque existe mais de um tipo de diabetes, apresentando causas diferentes e mecanismos distintos para a desregulação da glicemia.
Após uma refeição, uma grande quantidade deglicose, frutose e galactose chegam à corrente sanguínea, aumentando a glicemia (concentração de glicose no sangue) Sempre que há uma elevação na glicemia, o pâncreas libera um hormônio chamado insulina,que faz com que a glicose circulante no sangue entre nas células do nosso corpo. A insulina também estimula o armazenamento de glicose no fígado, para que, em períodos de necessidade, o corpo tenha umafonte de glicose que não dependa da alimentação. Estas duas ações da insulina promovem uma rápida queda na glicemia, fazendo com que os níveis de glicose se normalizem rapidamente.
Os diabetes surgempor falta da insulina ou porque as células não reconhecem a presença da mesma. Há casos que o paciente produz pouca insulina e as células ainda funciona mal.
O resultado da redução da produção deinsulina ou do mau funcionamento das células é o acumulo de glicose no sangue, mantendo a glicemia elevada constantemente (hiperglicemia) que provoca dois grandes problemas:
Falta de glicose nascélulas que precisam da mesma para funcionar.
O outro problema ocorre após alguns anos que é a lesão dos vasos sanguíneos levando as complicações típicas do diabetes: cegueira, doenças cardiovasculares,problemas renais, gangrena dos membros etc.
Existem vários tipos de diabetes, mas os mais conhecidos são o tipo 1 tipo 2 e o diabete gestacional
O diabete tipo 1 é uma doença que habitualmente costumaaparecer nos primeiros anos de vida ,e provoca complicações na juventude uma pessoa pode ter 20 anos e ter diabetes a mais de 15 sofrendo as consequências da doença ainda jovem.
Como o diabetes...
tracking img