dia internacional do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O dia internacional do idoso é comemorado no dia 1º de outubro. Para sensibilizar a sociedade quanto à inclusão social desta parcela da população, alertar sobre os direitos conquistados e como ter acesso aos diversos benefícios disponibilizados no Município, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu dia 23 a 28 de setembro de 2013 a Semana doIdoso. Durante este período houve atividades no Sesc Esplanada e também no Centro de Convivência do Idoso.
O aumento da expectativa de vida dos brasileiros está em ascensão. Os dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) informam que o grupo constituído de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos foi o que mais cresceu na última década, chegando asomar 8,6% da população.
A um só tempo os números indicam o avanço social do país e sinalizam também possíveis problemas. As relações entre a quantidade de trabalhadores ativos e o crescimento do número de aposentados, por exemplo, pode tornar-se questão desafiadora para o desenvolvimento social sustentável, mas a questão suscitada de forma mais imediata é a implantação de eficientes políticaspúblicas no atendimento a essa porção crescente da população.


Agentes sociais


As políticas desenvolvidas nas últimas décadas com a intenção de promover saúde, respeito e maior autonomia aos idosos têm produzido efeito no quadro geral da condição da longevidade dos brasileiros. O Estatuto do Idoso e a formação das redes de suporte social constituídas por instituições governamentais einiciativas surgidas do seio da sociedade civil têm cooperado para a diminuição da vulnerabilidade dos idosos.
No município de Porto Velho, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado são os principais agentes da Rede de Apoio à Pessoa Idosa, mas a colaboração de instituições como a 8ª Promotoria do Ministério Público, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e diversas associações que atuam nessacausa são também muito relevantes. Para fiscalizar os trabalhos da Rede existe o Conselho Municipal do Idoso (CMI), que também realiza averiguações de casos em que a rede deve atuar na zona urbana e nos distritos.
Na estrutura do Governo Municipal, a Semas atua com serviços de prevenção e de defesa dos direitos dos idosos. A Secretaria se compõe de duas coordenadorias internas, a Coordenação deProteção Social Básica (CPSB), que trabalha com prevenções das situações de risco, e a Coordenação de Proteção Especial (CPE), que atua nas situações de direitos violados.
A CPSB trabalha com os programas do Governo Federal ligados ao Cadastro Único, como o Bolsa Família, Tarifa Social (Luz; Água; Telefone), Isenção de IPTU e Carteira do Idoso. Também realiza, por meio do Programa de Atenção aoIdoso (PAI), serviços de acolhimentos e acompanhamentos como os que são prestados no Centro de Convivência do Idoso, com a rotina de três refeições diárias, atendimentos médicos, atividades lúdicas e de lazer. Nesse espaço, a pessoa idosa passa o dia todo, retornando à noite para seu lar. Nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) há a oferta de terapias grupais. No município existemseis Cras, cinco na área urbana e um no distrito de Jacy Paraná.
A CPE atua em situações de direitos violados. Qualquer pessoa pode colaborar com esses serviços acessando o Disque 100 quando presenciar situações de violação de direitos dos idosos. Em caso de necessidade imediata, idosos podem ser abrigados em espaços como o Lar do Idoso, mantido pelo Governo Estadual, ou o Lar Espírita daTerceira Idade André Luiz (LAU).
Estando esses espaços lotados, opta-se pelo Centro de Referência de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas POP) ou o Albergue Municipal.
Essas situações acontecem somente em casos de grande emergência e por alguns dias, apenas. “Não temos o projeto de fazer uma casa abrigo para idosos em Porto Velho, porque temos à frente ainda o...
tracking img