Dia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome do Colégio - ENFM





















DIA DO TRABALHO




















Nome da Cidade
ano

Nome do aluno: --#--#--#--#--#-- N° --#--#-- Série e Turma



















DIA DO TRABALHO












Trabalho desenvolvido pela
disciplina de História, como
parte da avaliação referente ao1° Trimestre.
Prof° (Nome do Professor)







Nome da Cidade
Ano


SUMÁRIO



Introdução……………………………………………………………….01
Dia do Trabalho…………………………………………………………02-04
Conclusão……………………………………………………………….05
Referências Bibliográfica………………………………………………06











































INTRODUÇÃO

Comemora-se no dia 1º de maio, oDia do Trabalho ou Dia do Trabalhador, que se constitui em uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
         No ano de 1886 milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a intensa e desumana carga horária pela qual eram submetidos nos EUA, em especial na Cidade Industrial de Chicago (chegava-se a mais de 15horas diárias). 
          A imensa greve, praticamente, paralisou os Estados Unidos da América. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia na Cidade de Chicago. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a “Revolta deHaymarket.”.




















Dia do Trabalho

No dia 1° de Maio de 1886, na industrializada cidade de Chicago nos Estados Unidos, milhares de trabalhadors foram as ruas para reinvidicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Neste mesmo dia, ocorreu nos Estados Unidos, uma grande greve geral dostrabalhadores. No dia 3 de maio, após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato, gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais, no dia 4 de maio de 1886, num conflito de rua, manifestante atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles.
Foi o estopim para queos policiais começacem atirar no grupo de manifestantes, o resultado foi a morte de doze protestantes, e dezenas de passoas feridas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como “A REVOLTA DE HAYMARKET”.
Tres anos mais tarde, a Vinte de Junho de 1889. A Segunda Internacional Realista, reunida em Paris, decidiu por proposta de Raymond Lavigne, convocar anualmente umamanifestação com objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1° de Maio, como homenagem as lutas sindicais de Chicago. Em 1° de Maio de 1891, uma manifestação no Norte da França é disperçada pela polícia resultando na morte de 10 manifestantes.Esse novo drama serve paa reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores. E meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas,proclama esse dia como o Dia internacional da Reivindicação de Condições Laboriais. Á 23 de Abril de 1919, o senado frances ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1° de Maio como feriado.
Em 1920, a Rússia adota o 1° de Maio como feriado Nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros Países. Baixos salário e jornadas de trabalho que se estendiam por até 17 horas diárias,eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVlll e durante o século XlX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam, para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização, como as caixas de auxílio mútuo, preculsora dos primeiros sindicatos. Pós primeiras organizações, surgiram também as campanhas campanhas e...
tracking img