Escola x tecnologias: uma parceria de sucesso?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este artigo discute a relação entre a escola e as tecnologias, buscando verificar se elas podem fazer uma parceria de sucesso. Sendo assim, este artigo tem por objetivo discutir o uso das novas tecnologias (NTIC’s) na educação e apresentar os seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na revisão da literatura cientifica. Ao longodo desenvolvimento da pesquisa foi possível verificar que as tecnologias podem contribuir de forma significativa para o processo de ensino-aprendizagem, visto que apresentam inúmeras possibilidades pedagógicas. Além disso, saber utilizar as tecnologias, na atual sociedade, é uma necessidade de todos. Assim cabe a escola oferecer aos alunos a oportunidade de saber como utilizar com competência.Palavras-chaves: Escola; Tecnologias; Aprendizagem.




INTRODUÇÃO


Para o desenvolvimento desta pesquisa sobre a relação entre educação e tecnologias fez-se necessário a realização de leituras, reflexões e análises sobre o tema. É de grande valia poder escrever sobre um assunto que está em voga na sociedade atual e ainda necessita de reflexões.
O ensino escolar de uns anos para cáestá passando por várias transformações, o que faz o professor repensar seu fazer pedagógico, buscando práticas em que o aluno não seja mais um mero repetidor do conhecimento, mas que esteja apto a agir de forma consciente na sociedade em que vive.
A economia mundial deste final de século passou por significativas transformações e trouxe como principal conseqüência o avanço do processo deglobalização, que tem provocado intensos debates nas diversas esferas da sociedade. Dentro deste processo, a escola, enquanto instituição cumpre o papel de levar os indivíduos a adaptarem-se de forma inexorável às demandas crescentes impostas por este processo. Hoje o maior desafio dos professores é fazer com que o ensino torne-se significativo para o aluno.
Assim, a utilização do computador como ferramentapedagógica no ambiente escolar pode contribuir para a melhoria na qualidade de ensino, considerando os avanços tecnológicos advindos do processo de globalização. A temática deste estudo justifica-se por abordar questões debatidas sobre a interação entre tecnologia e educação.
Na atualidade, considera-se que a leitura e a escrita são ferramentas necessárias para o ingresso e a participação plenana sociedade e, além disto, o domínio da tecnologia também é um requisito que possibilita a inserção no mundo do trabalho e na sociedade da informação e do conhecimento.
Diante disso, o assunto tratado nesta pesquisa será abordada a relação entre educação e novas tecnologias. O assunto será abordado sob o ponto de vista cientifico. Partindo desta reflexão este estudo propõe como questão central:a relação escola e tecnologia contribuem para a eficácia na aprendizagem?
Face ao exposto, o presente estudo tem por objetivo analisar a importância da relação entre escola e o uso de tecnologias como ferramenta para auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa apoiada em base bibliográfica, com o intuito de alcançar os objetivos aqui propostos. Porisso é imprescindível a análise de aspectos relevantes ao uso das novas tecnologias na educação, trazidos por autores que têm pesquisado e avançado nessa área.
Este estudo justifica-se pela relevância deste tema na atual sociedade, tendo em vista que o mesmo ainda precisa de reflexões, haja vista que muitos educadores ainda têm dúvidas em relação ao uso das novas tecnologias e os benefícios que asmesmas podem trazer para o processo de ensino aprendizagem.
Dessa forma, o presente estudo, estrutura-se em dois capítulos, sendo que no primeiro serão apresentadas considerações gerais sobre o uso das novas tecnologias na educação e no segundo serão apresentados os benefícios que elas podem trazer para a área educacional.


1. AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL


“A...
tracking img