Deverr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Conceito
Infarto: Distúrbio decorrente do fenômeno da isquemia (do grego “pouco sangue”).
Agudo: Instalação abrupta da con ção.
Miocárdio: músculo cardíaco; é o elemento predominante no órgão.
A conceituação pode ser obtida com base na própria denominação da doença. Infarto agudo do miocárdio refere-se a um processo dinâmico no qual uma ou mais regiões do músculocardíaco experimentam diminuição grave e prolongada no suprimento do oxigênio por fluxo sanguíneo coronário insuficiente. Subsequentemente, ocorre a necrose ou a morte do tecido miocárdio.
Infarto agudo do miocárdio se refere à morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronáriaspara o coração.

CAUSAS

As causas do IAM são: Aterosclerose (acúmulo anormal de substâncias lipídicas e tecido fibroso na parede vascular, formando placas denominadas ateromas); Oclusão completa de uma artéria por êmbolo ou trombo; Vasoespasmo de um artéria coronária (constrição ou estreitamento súbito); Suprimento diminuído de oxigênio (a partir da perda sanguínea aguda, anemia ou pressãoarterial baixa); demanda aumentada de oxigênio( a partir da frequência cardíaca rápida, tireotoxicose ou ingestão de cocaína).
- Dor intensa ou estresse emocional.
- Exposição ao frio extremo.
-Hábito de fumar cigarro.

SINTOMAS

Dor súbita, não relacionada a esforço nem a estresse, que pode ocorrer em qualquer região na face anterior do tórax epigastro, mandíbula, ombros e braços; Dispnéia,palidez sudorese fria e pegajosa; Náuseas e vômitos; Pulso rápido fraco; É comum o choque cardiogênico, caracterizado por palidez, sudorese abundante, fria e pegajosa; Hipotensão arterial, ansiedade.
Dor no peito ou desconforto torácico: são os sintomas mais comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com características do tipo pressão ou aperto, de graumoderado a intenso. Geralmente, a dor pode durar por vários minutos ou parar e voltar novamente. Em alguns casos, a dor do infarto pode parecer com um tipo de indigestão, queimação no estômago ou azia.

DIAGNÓSTICO

Avaliando o cliente semiologicamente e concatenando com informações dos exames clínico-laboratoriais, enfermeiro terá todos os subsídios necessários para desenvolver um plano de cuidadosque comtemple as reais necessidades do cliente, além de poder discutir com a equipe médica sobre a terapêutica implementada.
O diagnóstico é feito pela análise dos sintomas, histórico de doenças pessoais e de familiares, e pelos resultados de exames solicitados. Abaixo segue uma lista de exames para diagnóstico do infarto agudo do miocárdio:
- Eletrocardiograma (ECG): na presença de uminfarto, geralmente há alterações no eletrocardiograma que o identifica. Este exame pode mostrar também a presença de arritmias cardíacas causadas pelo próprio infarto.
- Dosagem de enzimas cardíacas: quando as células do músculo cardíaco começam a morrer, há a liberação de uma grande quantidade de enzimas cardíacas na circulação sanguínea. Por isso faz-se a dosagem dessas enzimas para diagnosticar oinfarto. Muitas fezes são feitas várias dosagens no decorrer do dia para melhor avaliação e diagnóstico. As enzimas mais pesquisadas são a Troponina, CK-Total, CK-MB, Mioglobina TGO e LDH.
- Angiografia coronariana: consiste na passagem de um cateter através de um vaso sanguíneo (cateterismo), que visa mapear e estudar a circulação coronariana do coração. Caso este procedimento identifique umaobstrução coronariana, pode se feita uma angioplastia no mesmo momento para desobstruir a coronária e restaurar o fluxo sanguíneo normal para o coração. Algumas vezes, durante a angioplastia, pode ser necessária a colocação de um “stent” (um pequeno tubo em forma de mola) para manter a artéria coronária aberta e desobstruída.

TRATAMENTO

O tratamento precoce pode prevenir e limitar os danos...
tracking img