Dever alimentar para um novo direito de familia

Páginas: 4 (756 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2012
DEVER ALIMENTAR PARA UM NOVO DIREITO DE FAMILIA


FACHIN, Rosana Amara Girardi. Dever Alimentar para um Novo Direito de Família.Rio de Janeiro:Renovar,2005




O livro em questão tratada tese apresentada pela autora para obtenção do grau de doutora e sua base está fixada na idéia de hierarquia axiológico-normativa do princípio constitucional da dignidade humana sobre a regraconstitucional que permite a prisão civil do devedor alimentar. É bastante exposto ao longo do texto o fato da prisão civil afetar direitos constitucionais básicos do cidadão, como o direito a dignidade,previsto no inciso III do artigo 1º da Carta da República (dignidade da pessoa humana) e no inciso IV que trata dos valores sociais do trabalho. Conforme explícito em texto constitucional, em seu artigo5º, inciso LXVII: "Não haverá prisão civil por dívida, salvo o responsável por inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel. "A tese propõe mecanismosalternativos para dar efetividade ao dever alimentar, sem propugnar pela simplória extinção do mecanismo sancionador.

Durante a análise textual é possível observar o visão de vários autoressobre tal problematização, muitos deles constatando a falência do sistema penitenciário e aconselhando outras medidas punitivas para o delito de inadimplência de pensão alimentícia, deixando a penaprivativa de liberdade para delitos graves.

Notam-se também as várias faces de interpretação a que os juristas são repetidamente impelidos a optar, e as dificuldades de tais escolhas, oraconsiderando como primordial o fator humano da questão, ora tão somente os quesitos técnicos vastamente descritos na legislação. Contudo, na maioria das vezes buscando um equilíbrio entre as verdadesabsolutas da lei e as infindáveis adversidades a que está sujeito enquanto ser humano, enquanto ser consciente.

A tese é apresentada em duas etapas, no princípio mais conceitual, embasada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de familia
  • Novos princípios do direito de família
  • Novo conceito de direito de família
  • O NOVO DIREITO DE FAMÍLIA
  • Alimentos e o novo direito de família
  • Direitos e Deveres do aluno e a participação da familia
  • Reciprocidade da obrigação alimentar entre pais e filhos no direito de família
  • Sujeitos da obrigação alimentar no direito de família brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!