Devassa marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Propaganda e Marketing

Trabalho de Introdução Ao Marketing

Devassa

Gabriela Santana, Fernanda Assis, Marina Amante, Vitor Genovesi, Vitória Fleck
Administração
ADM1A
Prof. Daniel Kamlot
Sumário

Parte I
1) A Devassa
2) SIM (Sistema de Informações)
3) Pesquisa
4) Análise Macroambiental
5) Valor da marca
Parte II
6) Análise Microambiental7) Análise da Concorrência
8) Segmentação
9) Estratégia de Marketing

1) A Devassa
Em 2001 dois jovens abriram uma cervejaria especializada, com o objetivo de criar uma cerveja com alma brasileira e qualidade europeia. A Devassa surgiu com nome ousado e sabor refinado, localizada no bairro de Santo Cristo no Rio de Janeiro, com características que expressassem o ideal da cerveja.Com um grande sucesso, os empresários inauguraram em 2002 sua primeira loja própria, sendo ponto de experimentação para apreciadores de cerveja, criando uma segunda unidade em 2004. Foi ai que começou a crescer e em 2007 a empresa já contava com mais de 10 unidades, firmando também uma parceria com a rede Schincariol, considerada a segunda maior cervejaria do país.
Vendida por 30 milhões dereais, a Devassa ganhou um aperfeiçoamento da distribuição e logística, enquanto a Schin ganhou uma marca Premium, destinada a pessoas com alto poder aquisitivo, que reconheciam a marca e possuíam gosto sofisticado, representando um sonho de expansão para marca Devassa.

2) SIM (Sistema de Informação)
O ambiente de marketing está mudando aceleradamente, e com isso é necessária a informaçãode como anda o mercado. O SIM, é definido por Kotler como uma estrutura continua e interagente de pessoas, equipamentos e processos, que congregam, classificam, analisam, avaliam e distribuem as informações convenientes, oportunas e corretas para uso dos responsáveis pelas decisões de marketing, incrementando o planejamento, a implementação e o controle de marketing.
O sistema de informação demarketing é composto por 4 subsistemas:

- Registros Internos: referente os registros de contabilidade, produção , vendas e SAC de uma empresa. A contabildade é responsável por aprensentar relatórios financeiros, registros de vendas, pedidos de compras. A produção define, por exemplo, a quantidade presente no estoque e o prazo de produção e entrega. As vendas analisam as reações dos revendedores econcorrentes. O SAC ouve o consumidor e compara o serviço prestado com o da concorrência.
A Devassa pertence a Schincariol que não costuma divulgar seus números financeiros referentes a produção e lucro, por questões estratégicas. A Devassa conta com cerca de 500 funcionários, e são encontradas em mais 1.600 pontos de vendas espalhados no Brasil, a Schincariol é forte no norte e nordeste,ficando entre a segunda e terceira posição no marcado. A Devassa possui apenas 1% de todo o mercado nacional de cervejas, mesmo depois de crescer 50% em volume de vendas de janeiro a novembro de 2011.
- Inteligência de Marketing: conta com as informações atuais referentes ao ambiente de marketing. Algumas fontes importantes são a imprensa, internet, força de vendas, fornecedores e revendedores.
ADevassa utilizou deste sistema para o lançamento de sua marca que foi logo no carnaval, festa responsável pelo grande aumento de venda de cerveja no país, estimando um aumento de 20% das vendas. A propaganda foi realizada em vários veículos de mídia, utilizando principalmente a internet.
- Pesquisa de Marketing: feito através de pesquisa junto ao publico alvo para saber a opinião dos consumidorespara aperfeiçoamento da marca.
- Apoio ás Decisões de Marketing: é a aplicações das informações, analises, pesquisas, coletadas. A conclusão das pesquisas deve ser analisada para criar um plano de ação. Utiliza também modelos matemáticos para correlacionar esses dados.
3) Pesquisa

4) Analise Macroambiental

5) Pesquisa

6) Analise Microambiental
A analise ambiental pode...
tracking img