Deusa hera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração
Disciplina: Filosofia Profº:
Série: 1º Turma: B Turno: Noturno
Acadêmicos:

Deusa Hera

Na mitologia grega, Hera é a deusa dos deuses, regente do casamento. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada, Hera algumas vezes ostenta em sua mão um romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. ArgosPanoptes foi um de seus fies ajudantes e em recompensa após sua morte, ela o transformou em um pavão que passou a ser relacionado a ela. Iris era sua fiel servente e mensageira.
Hera, a mais ilustre das deusas, é representada na Ilíada como orgulhosa, vaidosa, obstinada, ciumenta e rixosa. Possuía sete templos na Grécia e mostrava apenas seus olhos aos mortais, usando uma pena so seu pavão paramarcar os locais que protegia. Como esposa de Zeus, Hera também tinha poder sobre os fenômenos celestes. Podia derramar chuvas benéficas ou desencadear tempestades. A união de Zeus e Hera, era como o símbolo de toda a natureza. O calor, as chuvas e os raios do sol que penetravam no solo através do casal, fecundavam a Terra.
Presidia a casamentos e nascimentos e era representada como uma respeitávelmatrona, conduzindo um cetro ou uma coroa. Em Roma seu festival era chamado de Matronália, onde era tratada como Juno. Sua figura era considerada maléfica e vingativa, e Hera não poupava seus inimigos e suas rivais.Ela teve quatro filhos e nem com eles foi condescendente.
* Hefesto: a divindade do fogo e dos metais, foi considerado muito feio e desajeitado quando nasceu, Hera o jogou do MonteOlimpo tornando Hefesto coxo. Mas Hefesto aprendeu um oficio e se tornou hábil ferreiro. Casou com Afrodite, que tinha muitos amantes e seu principal rival era seu irmão Ares.
* Ares: deus da guerra e da violência tinha Éris como companheira de batalha (deusa da discórdia). Ares amava o calor da batalha e exultava em derrotar o inimigo. Sempre foi repelido pelos deuses, pois estava sempreassociado aos conflitos e guerras sangrentas, usando sua força bruta e sem refinamento. Era amante de Afrodite, com quem teve vários filhos, e também teve varias outras amantes.
* Hebe: a deusa da eterna juventude servia néctar e Ambrosina aos deuses. Casou-se com Héracles ou Hércules quando foi aceito no Olimpo.
* Ilítia: era a deusa responsável pelos partos e foi convencida por Hera aantecipar o parto da irmã de Alcmena, para evitar que Hercules fosse rei na Grécia.
Segundo as lendas, teria ainda gerado sozinha Tifão, um monstro terrível, que trazia o corpo coberto por escamas, cabeça de dragão entre os dedos, lançando fogo dos olhos.
Hera e Zeus tiveram as núpcias no Jardim das Hespérides, em eterna primavera. Como legitima esposa de Zeus, Hera foi considerada protetora dasesposas e do amor legitimo. A deusa era excessivamente ciumenta e sempre estava irritada com as infidelidades do marido, perseguindo suas amantes e filhos gerados com deusas e mortais.
Ela tinha muitas rivais, entre elas a bela Calisto. Por inveja da sua beleza, que conquistara o seu marido, a transformou em uma ursa. Helena de Tróia possuía a reputação de mulher mais bonita do mundo e isso despertavaa inveja de Hera. Outra de suas rivais foi Io, transformada em uma vaca e perseguida por Hera em muitas partes da terra.
O único filho de Zeus que Hera não odiava era Hermes e sua mãe Maia, porque Hermes demonstrou grande habilidade e inteligência, tornando-se o mensageiro dos deuses. Hera também provocou a morte de Sêmele quando ela estava grávida de Dionisio e tentou impedir o nascimento dosgêmeos Apolo e Ártemis, filhos de Zeus e Leto. Para fugir da vigilância da esposa, Zeus se metamorfoseava em diferentes formas, como em touro, cisne, chuva de ouro ou no marido da mulher desejada, como fez para seduzir Alcmena, mãe de Hercules.
Quando Zeus engravidou a mortal Alcmena, Ilitia predisse que o primeiro neto do pai da Alcmena ia se tornar rei da Grécia, Alcmena e sua irmão estavam...
tracking img