Deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Igreja precisa ser aberta juridicamente e manter registros contábeis?
04/06/2009
ictuscontabilidade Contábil, Estatutário 59 Comentários
Muitos pastores e tesoureiros por acharem que a instituiçãochamada igreja tem caráter e objetivo espiritual, entendem erroneamente que ela não precisa ser abertas juridicamente e nem se manter registros contábeis.
O Código Civil em seu inciso IV artigo 44,estabelece que as organizações religiosas são pessoas jurídicas de direito privado, necessitando assim, obrigatoriamente seu registro no Cartório de Pessoa Jurídica.
A partir do registro noCartório, a igreja obrigatoriamente terá que ter alguns documentos e atender algumas obrigações, como:
 Estatuto: Devidamente registrada em cartório;
 Inscrição no Cadastro do CNPJ: Conforme a Lei 4.503 de30/11/64, que institui a obrigatoriedade da inscrição do CNPJ no Ministério da Fazenda, da igreja matriz e suas filiais, cuja a identificação, no caso das congregações, será pelo número de ordem ebarra do referido CNPJ.
 Carimbo do CNPJ: Conforme Decreto 61.514 de 12/10/67, que tornou obrigatório o uso do carimbo do CNPJ para a igreja matriz e suas congregações
 Livro Caixa ouDiário/Razão: Conforme determina o Regulamento do Imposto de Renda, a igreja é obrigada a possuir um Livro Caixa com o Balanço de Abertura, Termo de Abertura e Termo de Encerramento, o qual depois de registrado emcartório, a igreja devera iniciar a escrituração de todas as receitas e despesas e as contas patrimoniais.
 Livro de Ata: A igreja está obrigada a possuir o Livro de Ata, devidamente registrada emcartório com os devidos Termos de Abertura e Termo de Encerramento.
 Rais Negativo: Todas as igrejas, enumeradas no Decreto 76.900 de 13/12/75, devem apresentar anualmente e dentro do prazo legal oRAIZ NEGATIVO, quando as igrejas não possuirem empregados registrados, conforme determinação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
 Declaração de Isenção: Conforme determina o Decreto...
tracking img