Deus vai descer o pau em todo mundo?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PALESTRA DE FÍSICA
GIGANTES – POR QUE NÃO OS VEMOS – Prof. André Diestel
Razão: é a divisão ou relação entre duas grandezas. Exemplo: se numa sala tivermos 40 meninos e 30 meninas, qual a razão entre o número de meninos e o número de meninas?

1

Proporção: é a igualdade entre razões. Exemplo: meu carro faz 13km por litro de combustível, então para 26km preciso de 2L, para 39km preciso de3L e assim por diante. Proporção Direta (P.D): ocorre quando a razão entre duas grandezas é igual a uma constante. Proporção Inversa (P.I): Em uma proporção inversa temos que o produto entre as grandezas é uma constante. Proporção Quadrática: A proporção quadrática ocorre quando uma das grandezas varia com o quadrado da outra, exemplo: - Funciona de tal modo que se “x” for multiplicado por umnúmero qualquer, “y” ficará multiplicado por este mesmo número, porém elevado ao quadrado. Aplicação Em uma maquete quadrada de escala linear 1 para 50, temos que o comprimento do lado é L. Quantas vezes a área do terreno original é maior que a área da maquete?

Proporção Cúbica: A proporção cúbica ocorre quando uma das grandezas varia com o cubo da outra, exemplo: - Funciona de tal modo que se “x”for multiplicado por um número qualquer, “y” ficará multiplicado por este mesmo número, porém elevado ao cubo. Se dobrarmos o raio de uma esfera, de quanto aumenta seu volume?

Se triplicarmos o diâmetro de uma esfera, de quanto aumenta seu volume?

Um cubo de área de base 4cm2, tem que volume?

2
Tamanho e Forma Os animais são objetos físicos, são moldados, em seu próprio benefício, pelaseleção natural. Consequentemente, têm de assumir as formas que melhor se adaptem a seu tamanho. O poder relativo de muitas forças fundamentais (a gravidade, por exemplo) varia, de maneira regular, com o tamanho, e os animais reagem alterando sistematicamente tuas formas. A própria geometria do espaço é a principal razão para as correlações existentes entre tamanho e forma. Simplesmente crescendo,mantendo-se inalterada sua forma, qualquer objeto sofre um decréscimo continuo em superfície relativa. Esse decréscimo ocorre porque o volume aumenta ao cubo em relação ao comprimento enquanto que a superfície aumenta apenas ao quadrado: em outras palavras, o volume cresce mais rapidamente que a superfície. Por que isso é importante para os animais? Muitas funções que dependem da superfícieprecisam prover o volume inteiro do corpo. A comida digerida passa pelo corpo através de superfícies; o oxigênio é absorvido na respiração, através de superfícies; a força de um osso da perna depende da área da seção transversal, mas as pernas precisam sustentar um corpo cujo peso aumenta ao tubo em relação à altura. Galileu reconheceu esse princípio em seu Discorsi, de 1638. A obra-prima que escreveuquando se achava em prisão domiciliar por ordem da Inquisição. Ele argumentava que o osso de um animal de grande porte precisa engrossar desproporcionalmente para prover a mesma força relativa que os ossos delgados de uma criatura pequena. O argumento fundamental de Galileu é de que a resistência de um material, uma coluna por exemplo, é proporcional a área da seção transversal da estrutura. Issofornece limites importantes a estruturas, pois o peso destas varia com o volume, então aumentos na escala linear fazem com que a carga cresça mais que a resistência. Por fim isso determina, por exemplo, a impossibilidade de existirem gigantes tais como os existentes nas historias de Gulliver ou macacos gigantes tais como o King Kong. Porque os insetos não podem evoluir para tamanhos muito maioresdos que os observados nos insetos existentes atualmente? A maioria dos insetos depende da difusão, ou seja passagem direta do oxigênio para os tecidos, através de invaginações. Tal processo esta ligado diretamente a área de exposição, logo em um inseto gigante, tal como em “O Ataque das Formigas Gigantes” (Filme 1977) é impossível pois o volume a ser nutrido tornar-se-ia maior que a área de...
tracking img