Determinismo geografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possívelexplicar a historia dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem. E é comum existir uma grande diversidadecultural localizada em um mesmo ambiente físico.


Existem três exemplos sobre essa teoria.

1º os Lapões e os esquimós ambos habitam ambientes geográficos muitosemelhantes, mais com uma grande diversidade cultural entre eles. Os Esquimós constroem suas casas com blocos de neve (iglus) já os Lapões vivem em tendas de peles de rena.Outra diferença entre eles é que os lapões são excelentes criadores de renas e os esquimós limitam-se a caça.

2º É a variação cultural entre os índios Pueblos eNavajo do sudoeste americano, que ocupam praticamente o mesmo habitat. Os índios pueblo são aldeões e com uma agricultura baseada no milho, já os navajo sãopastoreadores e vivem espalhados. A sua alimentação e baseada principalmente por castanhas e sementes.

3º Os índios xinguanos e os kayabi podem ser encontrados no interior donosso pais dentro do parque nacional do Xingu. Os índios xinguanos desprezam as proteínas existentes nos grandes mamíferos a alimentação e baseada na pesca e na caça deaves, já os kayabi são excelentes caçadores e preferem mamíferos de grande porte.

As diferenças existentes entre os homens, não podem ser explicadas em termos daslimitações que lhe são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper suas próprias limitações.
tracking img