Determinação do teor de argila nos torões de agregados

663 palavras 3 páginas
KAROLYNE SEVERO ARAÚJO MEURER

NBR 7218 DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ARGILA EM TORRÕES NOS AGREGADOS

Palmas 2012

KAROLYNE SEVERO ARAÚJO MEURER

NBR 7218 DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ARGILA EM TORRÕES NOS AGREGADOS

Este é um trabalho de Ensaio de Laboratório como Pré Requisito da Disciplina de Tecnologia do Concreto, assistido pelo Professor Fernando Moreno Suarte Júnior.

Palmas 2012

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 OBJETIVO GERAL 5
3.0 METODOLOGIA 5
4.0 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS 6
5.0 CÁLCULO REALIZADO 7
6.0 CONCLUSÃO 8

1.0 INTRODUÇÃO

Este trabalho, ensaio da norma NBR7218/1987, Prescreve método para a determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis, eventualmente presentes em agregados, destinados ao preparo do concreto e Argamassas. Apresenta também, definição, aparelhagem, amostra, ensaio e os resultados obtidos.

O volume de agregados existente no concreto varia de 70% a 80% do volume total, portanto é inegável a sua importância e influência nas propriedades e características do mesmo; o excesso de torrões de argila é uma características negativas dos agregados, devem ser evitadas quando do emprego em concreto.

O excesso de torrões de argila, principalmente os de grandes dimensões, quando não dissolvidos durante a mistura do concreto, ocasiona pontos fracos em seu interior e quando dissolvidos envolvem os grãos resistentes dos agregados reduzindo a aderência e consequentemente a resistência do concreto.

Considera-se como sendo argila em torrões e materiais friáveis as partículas que puderem ser desfeitas pela pressão entre os dedos polegar e indicador.

2.0 OBJETIVO GERAL

Determinar o Teor de Argila em Torrões nos agregados de acordo com NBR (7218/1987)

3.0 METODOLOGIA

• Pesar a amostra de ensaio com a

Relacionados