Determinação de longitudes pelo método de zinger

2211 palavras 9 páginas
DETERMINAÇÃO DE LONGITUDES PELO MÉTODO DE ZINGER

1. Introdução e Aspectos Históricos
Uma determinação de longitude é, na verdade, uma diferença entre duas horas locais, a do meridiano origem e a do meridiano do observador. Abstraindo da escolha do meridiano origem, o problema que se punha, especialmente no mar, era a determinação e a conservação da hora. Por essa razão, desde a época dos descobrimentos, os soberanos das potências marítimas lhe deram a maior atenção. O rei de Espanha, Filipe III (II de Portugal), para encorajar os matemáticos a ocuparem-se deste assunto, propôs uma recompensa de 10 mil ducados a quem resolvesse o problema. O exemplo foi imediatamente seguido pela Holanda que, no princípio do século XVIII, prometeu um prêmio de 30 mil florins.
A primeira idéia que se apresentou para a resolução do problema foi a de regular um relógio pela hora do meridiano origem, ou de qualquer outro meridiano cuja posição em relação ao primeiro fosse conhecida e transportá-lo para os lugares onde se queria determinar a longitude. A hora destes lugares, facilmente encontrada mediante observações da altura do Sol ou de uma estrela, confrontada com a assinalada pelo relógio no momento da observação, dava rapidamente a diferença de longitude entre os dois lugares.
Mas este método tão simples e hoje facilmente aplicável, devido aos imensos aperfeiçoamentos da técnica cronométrica, era completamente ilusório para os primeiros navegadores. Os instrumentos utilizados para indicar o tempo, já muito pouco precisos em Terra, eram ainda muito mais imprecisos no mar. Portanto, era impossível conservar a hora num navio desde o ponto de partida, mesmo com uma aproximação grosseira.
Uma primeira tentativa para ultrapassar esta dificuldade foi realizada por Christian Huygens em 1673, ao inventar o pêndulo. Encorajado pelos ótimos resultados obtidos em Terra, Huygens quis experimentar o aparelho no mar e vários navios foram munidos de pêndulos por ele construídos. Os

Relacionados

  • Astronomia Geodésica
    29103 palavras | 117 páginas
  • Fundamentos de astronomia
    27719 palavras | 111 páginas