Resenha critica filme black

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade federal do amapá
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNóLGICAS

resenha crítica sobre o filme: black

Instrumento avaliativo para disciplina de LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais, ministrada pelo professor Esp. Melque da Costa Lima.
Instrumento avaliativo para disciplina de LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais, ministrada pelo professor Esp. Melque daCosta Lima.

macapá
outubro / 2012

resenha crítica sobre o filme Black
Daniel Sousa dos Santos
o filme Black, retrata uma trama onde o enredo principal gira em torno de várias emoções e diferenças, inicialmente vividas dentro de um contexto familiar, por uma moça (Michelle Macnally) que nasceu com deficiência visual e auditiva. Porém diferenças as quais ela teve que encarar durantesua vida.
O filme aborda principalmente a questão do preconceito em relação a pessoas com necessidades especiais, que logo a primeiro momento é mostrado quando uma família tem um filho recém nascido (Michelle Macnally) que se recuperou de uma grave doença, todavia que perdera a visão e audição. O preconceito é evidenciado inicialmente no fato em que os pais não conseguiam aceitar a condição de suafilha, a qual era tratada como incapaz e até mesmo como débil mental, fato que prejudicou Michelle Macnally, pois teve uma infância marcada por sofrimento e rejeição paterna. Quando a este ponto do filme, defendo que o apoio familiar bem como aceitação de uma condição de diferença influencia no comportamento de uma pessoa com necessidades especiais, o carinho e o afeto marcam a trajetória dequalquer ser humano principalmente no que tange à inclusão familiar, fato que a principio não é observado no filme, pois a protagonista chega a ser comparada como um animal, tanto no que diz respeito ao tratamento dado pelos pais quanto o comportamento agressivo expressado pelo personagem Michelle Macnally.
A dificuldade de aceitar a situação de Michelle, fez com que seu pai cogitasse tentar internarela em um manicômio ou algo parecido. Pois bem, a família vivia alguns transtornos, contudo não se davam conta que sua filha era reflexo de um grande sofrimento, a escuridão, a qual não representava somente a ausência de luz mas tambem o silêncio, a falta de carinho, o pouco amor recebido e consequentemente pouco recíproco.
A escuridão na vida de Michelle Macnally é o motivo para o filme sechamar Black, pois sua vida estava negra, até o momento em que ela começa ser “educada” por um professor (Debraj Sahai). Quanto os métodos de ensinos adotados pelo professor para ensinar Michelle, considero um tanto radical, porém que se fez necessário, pois a família não foi capaz de educá-la conforme as sua necessidades.
A rejeição inicial pelos métodos do professor foi apenas um mecanismo dedefesa para Michelle Macnally, pois seu mundo era estranho, ela se expressava de uma forma (gritos e gestos simples) que apontavam o que ela estava sentindo e tudo então era novo para ela. Até que aos poucos a confiança em Debraj Sahai foi fazendo com ela progredisse no aprendizado das coisas à sua volta, tanto em comunicação, quanto em um novo desenvolvimento afetivo.
O tempo foi passando eMichelle foi progredindo em seu aprendizado, o que ela chamava de caminho para luz, o que se tornou possível graças à dedicação exclusiva de seu professor, que esteve ao seu lado não somente como educador, mas como alguém emocionalmente importante na vida de Michelle, pois dividiam juntos momentos de alegria e tambem de tristeza.
Neste sentido faço lembrar que todo progresso na vida de Michelle foicontribuindo para sua aceitação familiar, o que somado com o incentivo de seu professor Debraj Sahai fez com que Michelle superasse seus limites cursando uma universidade, e sua força de vontade atrelada ao grande sentimento e respeito que tinha pelo seu professor fez com que ela não desistisse dos seus sonhos. Mesmo demorando 12 anos para se formar, Michelle foi vencedora. Faço lembrar que fatores...
tracking img