Determinacao de condutividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Determinação de Condutividade
Objetivo :
Ultilizar adequadamente o condutivimetro, medir a condutividade dos eletrolítos fortes e fracos e verificara pureza de aguas , através da medidada condutividade.
Introdução:
Soluções aquosas que conduzem corrente elétrica eficientemente contém eletrólitos fortes, enquanto aquelas que conduzem fracamente são consideradas contendo eletrólitosfracos. Estes eletrólitos fortes são substâncias que são completamente ionizadas em água. Não-eletrólitos são sunstâncias que dissolvem--se em água mas não produzem qualquer íon.
A condutometria éo método que monitora a capacidade da análise de conduzir uma corrente elétrica.
A Lei de Ohm (E = IR) estabelece que a intensidade (I) que passa por um condutor elétrico é inversamente proporcionalà resistência (R), onde E representa a diferença de potencial. O inverso da resistência é a condutância (G = 1/R).
Em soluções líquidas a corrente é conduzida entre os eletrodos pelos íonsdissolvidos. A condutância da solução depende do número e dos tipos de íons na solução. O tamanho dos íons são importantes porque eles determinam a velocidade com que os íons podem propagar-se através dasolução. Os íons menores movem-se mais rapidamente do que os maiores. A carga é significante porque ele determina a quantidade da atração eletrostática entre o eletrodo e os íons.
A condutância específica deuma solução de um eletrólito depende dos íons presentes, variando a sua concentração. Quando se dilui a solução de um eletrólito, a condutância específica diminui, pois há menos íons por ml de soluçãopara conduzir a corrente. Se a solução se coloca entre dois eletrodos separados e o suficientemente grandes como para conter totalmente a solução, a condutância aumenta a medida que a solução sedilui. Isto se deve principalmente a uma diminuição das ações interiônicas dos eletrólitos fortes e a um aumento na grade de dissociação dos eletrólitos fracos. Se existe 1 equivalente grama do...
tracking img