Desvio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
DESVIO SOCIAL
1) Introdução
Ocorre desvio social quando o indivíduo ou grupo não corresponde às normas de uma determinada cultura.
Se vivêssemos em uma sociedade em que todas as pessoas cumprissem o seu papel da melhor forma possível, mas, infelizmente, essa sociedade não existe. Em todo lugar existem casos de roubo, assassinato, estupro e outras deturpações da conduta humana com as quais,direta ou indiretamente, somos obrigados a conviver.
O conceito de desvio social normalmente possui uma conotação negativa, mas há casos em que o desvio pode ser visto como um ato positivo, por outro lado, a noção de o que constitui um desvio social muda com o tempo.
2) Tipos de desvio
Desvio primário: Todos nós praticamos pequenos atos que não são totalmente aprovados pela sociedade.
Sobredesvio primário é importante entender duas coisas: em primeiro lugar, a sociedade os tolera e não rotula seus praticantes como “desviados socialmente”; e, em segundo lugar, essas pessoas não se enxergam como anormais, que maculam a sociedade.
Desvio secundário: Denomina-se assim qualquer comportamento que é caracterizado publicamente como conduta anormal. O assassino, o ladrão, o político corrupto,o estuprador e o traficante de drogas são exemplos de desvio secundário.
O desvio secundário é repudiado socialmente, e uma vez a pessoa rotulada como tal, sofrerá pressões que normalmente a levam ao isolamento. Você já deve ter ouvido falar de casos de ex-presidiários que não conseguem arranjar emprego e levar uma vida normal. Isso acontece porque as pessoas não acreditam que o tempo que elepassou na cadeia foi suficiente para reeducá-lo para um novo estilo de vida.
Desvio individual: É quando uma pessoa, agindo sozinha, pratica ato que foge dos padrões estabelecidos pela sua subcultura.
Desvio grupal: Um jovem vive na pior favela da cidade. Freqüentou escola pública decadente e não consegue arrumar emprego. Ele e seus amigos se consideram injustiçados pelo sistema e começam arenegar alguns valores básicos que lhes foram ensinados, como o de não roubar. No começo ele e os colegas se contentam apenas em pichar muros e cometer pequenos roubos, mas com o tempo os delitos passam a ser mais graves e por fim sua turma começa a roubar carros. Esse é um exemplo claro de desvio grupal, em que as condições desfavoráveis de uma comunidade não determinam, mas influenciam na conduta deseus membros.
3) Explicações teóricas para o desvio social
Ao longo dos últimos 100 anos vários estudos foram realizados para tentar determinar as causas dos desvios sociais. Alguns cientistas acreditam que o desvio está diretamente ligado a fatores biológicos e que se pode determinar previamente se uma pessoa terá tendência para o desvio apenas observando características do seu biotipo, taiscomo formato da cabeça, queixo, tamanho da testa, peso e outras. Há também os que procuram encontrar as causas do comportamento inadequado nas falhas de socialização do indivíduo.
Principais teorias que tentam explicar o problema.
a) Teorias biológicas
Teoria de Cesare Lombroso: Lombroso foi um criminólogo italiano que, no início do século XX, se interessou em estudar a relação entre ascaracterísticas físicas e a predisposição para o crime. Baseado em suas observações, Lombroso chegou à conclusão de que o criminoso apresenta certa semelhança com os ancestrais humanos (homens da caverna), tais como mandíbulas grandes, braços e dedos longos, alguma particularidade nos olhos, dentição anormal e ossos malares grandes. Inicialmente a teoria de Lombroso provocou um grande impacto, mas estudosposteriores não conseguiram provar a vinculação entre crime e tipo físico.
Teoria de William Sheldon: Antropólogo americano que identificou três tipos básicos de corpo: o endomorfo (redondo, mole e gordo), o mesomorfo (muscular e atlético) e o ectomorfo (magro, frágil e ossudo). Segundo Sheldon, os endomorfos são amigáveis e pacientes, os ectomorfos são sensíveis e um tanto quanto desligados e...
tracking img