Desvio social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESVIO SOCIAL


Entende-se por desvio social o conjunto de comportamentos e de situações que os membros de um grupo consideram não conformes às suas expectativas, normas ou valores e que, por isso, correm o risco de suscitar condenação e sanções de sua parte.
No início, acreditava-se que o desvio era fruto de uma irregularidade psicológica e, partindo dessa premissa, a causa era individual.Depois, surgiram outros estudiosos que diagnosticaram o problema como sendo uma desordem social que induzia o indivíduo ao desvio.
Algumas das primeiras tentativas de explicar o delito tiveram, essencialmente, um caráter biológico. Cientistas acreditavam que era possível determinar previamente se uma pessoa teria tendência para o desvio apenas observando características do seu biótipo, tais comoformato da cabeça, queixo, tamanho da testa, peso e outras.
Surgiram teorias como as de Cesare Lombroso e William Sheldon. Cesare Lombroso foi um criminólogo italiano que, no início do século XX, se interessou em estudar a relação entre as características físicas e a predisposição para o crime. Baseado em suas observações, Lombroso chegou à conclusão de que o criminoso era alguém queapresentava sinais visíveis de uma origem bárbara, não-civilizada, tais como mandíbulas grandes, baixa capacidade cranial, cabelo crespo e em tufos, braços e dedos longos, alguma particularidade nos olhos, dentição anormal e ossos malares grandes. Apesar desse retrato determinista e racista Lombroso chegou a propor que ao invés da pena de morte, o Estado deveria enviar assassinos para o exército, ondeseriam úteis para a sociedade assim como trapaceiros e vigaristas deveriam ser incentivados a se tornarem policiais ou jornalistas. Inicialmente a teoria de Lombroso provocou um grande impacto, mas estudos posteriores não conseguiram provar a vinculação entre crime e tipo físico. William Sheldon, antropólogo americano que identificou três tipos básicos de corpo: o endomorfo (Formas arredondadas,características de uma pera - estreito em cima e
largo embaixo -, braços e pernas curtos, ombros e cabeças arredondados, abdome grande e tórax pequeno), o mesomorfo (Musculoso, cabeça cúbica, ombros e peitos largos, abdome pequeno, membros musculosos e fortes, possui pouca gordura) e o ectomorfo (Corpo e membros longos e finos, pouca gordura e músculos, ombros largos e caídos, pescoço fino ecomprido, rosto magro,tórax e abdome estreito e finos). Sheldon tentou associar as diversas variáveis de forma a poder atribuir-lhes aspectos da personalidade que definiu como temperamentos, ou seja, aquela parte da personalidade da qual faz parte o humor e o nível geral de atividade. Segundo Sheldon, os endomorfos são amigáveis e pacientes, os ectomorfos são sensíveis e um tanto quanto desligados eos mesomorfos seriam o tipo com maior predisposição para o crime, por tenderem a ser impulsivos, enérgicos e nervosos. Ainda que bem estruturados, os estudos de Sheldon não encontram respaldo na comunidade científica.
Há também os que procuram encontrar as causas do comportamento inadequado nas falhas de socialização do indivíduo. Nas principais teorias sociológias que tentam explicar o problematem-se os estudiosos Durkheim, Robert K. Merton e William Thomas.
Para Durkheim o desvio social se deve ao que ele chamou de anomia. Para ele, anomia é a incapacidade de internalizar as normas de uma sociedade. Assim sendo, pode-se afirmar que a anomia indica desvio de comportamento, que pode ocorrer por ausência de lei, conflito de normas, ou ainda desorganização pessoal. Durkheim julgava quea sociedade industrial, marcada por uma ampla divisão social do trabalho, precisava com urgência de um conjunto de valores comuns a todos os indivíduos, isto é, de solidariedade para superar seus muitos conflitos (os conflitos sociais, pobreza, desemprego, insegurança pública etc). A falta de regras formais estava levando a uma condição de anomia social, geradora de crescimento e desenvolvimento...
tracking img