Desvio medio simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 2

Análise e interpretação de informação







Tema

Representação, processamento e análise de informação

Tema: Representação, processamento e análise de informação

Módulo 2 - Análise e interpretação da informação


Introdução


A Sociedade da Informação em que hoje vivemos exige do cidadão competências de organização, interpretação e análise da informação. Nomódulo 1 - Organização e interpretação da informação, deu-se especial atenção à recolha, selecção e organização de dados. Este módulo incidirá sobre a interpretação e análise de dados, o que exige do formando o desenvolvimento de uma atitude metódica e de um espírito crítico apurado.
A sistematização de dados numéricos através de indicadores é uma forma de reduzir a informação que se tornaindispensável na análise de dados. A importância dos indicadores e sua interpretação é tanto maior quando surge a necessidade de comparar conjuntos distintos de dados.



Competências


• Analisar e interpretar dados apresentados em gráficos;
• Analisar e interpretar tabelas de frequências;
• Calcular medidas de tendência central para caracterizar uma distribuição;
• Analisar ecomparar distribuições, recorrendo a medidas de tendência central;
• Analisar criticamente estudos estatísticos;
• Analisar criticamente a validade de argumentações elaboradas a partir de indicadores estatísticos.


Orientações metodológicas


Numa primeira fase o trabalho neste módulo será desenvolvido a partir de problemas parcelares que confiram aos formandos simultaneamente competênciana determinação de indicadores estatísticos, nomeadamente das medidads de tendência central, e sensibilidade para os erros em que podem incorrem por uma análise precipitada dos mesmos. Numa segunda fase é desejável que os formandos tenham oportunidade de planear e desenvolver um pequeno projecto que lhes permita passar pelas diferentes etapas do trabalho estatístico e levar à prática ascompetências de organização e análise de informação desenvolvidas neste módulo e no módulo Organização e interpretação de informação.
O primeiro contacto com as medidas de tendência central deve surgir da necessidade de resumir dados e tornar possível a comparação de duas distribuições.
Ainda que a classificação de caràcteres estatísticos esteja fora do âmbito deste grau é importante sensibilizar osformandos para a existência de dados estatísticos de diferente natureza: os que se traduzem por números (quantidades) e os que se traduzem por características (qualidades).
Sugere-se que as medidas de tendência central sejam abordadas separadamente e com recurso a exemplos que permitam aos formandos analisar as particularidades de cada uma. Posteriormente é desejável uma abordagem conjunta de forma aincentivar uma análise mais aprofundada dos dados e a compreender a adequação de cada uma das medidas a cada situação.


Medidas de tendência central


Média

A média deve surgir como uma forma de resumir a informação fornecida pelos dados recolhidos bem como de possibilitar a comparação de distribuições. A competência de cálculo desta medida será o primeiro passo para uma posterioranálise da mesma. Assim, numa primeira fase os formandos deverão ser confrontados com o cálculo da média em diferentes situações: dados em bruto, dados organizados em tabelas de frequências, dados que assumem valores inteiros e dados que assumem valores fraccionários. Igualmente importante é a sensibilização para o facto de que não é possível calcular a média de qualquer conjunto de dados, quando estesdizem respeito a características, e não a quantidades, esta medida não pode ser calculada.

Numa segunda fase pode recorrer-se a uma calculadora científica para o cálculo da média e concentrar os formandos na análise dos seus valores. Pretende-se o confronto com situações em que se possam discutir questões como a representatividade da média face aos dados que a originaram. O cálculo da média...
tracking img