Destruir tudo de novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) optamos pela realização de uma peça audiovisual, no formato de videoclipe. Tal projeto abrange não somente a linguagem típica de videoclipes, que geralmente é bastante ritmada, mas também com a inserção de elementos característicos de filmes que foi nosso referencial primordial para a elaboração do roteiro.

Nosso grupoteve como objetivo geral a elaboração de um videoclipe musical, com características de um curta-metragem. A música acompanha a ação, porém em determinados momentos ela cessa, com o intuito de enfatizar os sons ambientes.
A intenção do videoclipe é revelar a contraposição dos universos aparente e real, ou seja, da primeira impressão, da aparência.
Como objetivos específicos tivemos aintenção de no vídeo:
• Destacar uma visão artística que tenha o perfil da banda.

• Mostrar através do formato-videoclipe, a grande flexibilidade de linguagem.

• Proporcionar aos telespectadores, internautas e fãs da banda um produto de alta qualidade digital.

• Divulgar o clipe em emissoras com programação musical e Internet, para a promoção de vendagem de Cds, shows, DVDs, produtos emarcas relacionadas ao vídeo e a banda.

• Participação do vídeo em premiações musicais nacionais e internacionais, com o intuito de promover a banda e a possível conquista de prêmios.


Sendo este nosso projeto final durante o curso procuramos reunir nossos interesses e afinidades, bem como também associa-los a todo aprendizado obtido durante esses quatro anos na universidade.PARTE I



PROCESSO CRIATIVO


Nossa idéia surgiu a partir de uma conversa entre o grupo sobre os novos videoclipes em evidência no mercado musical. Através da observação de diversos vídeos e análises das diversas linguagens audiovisuais inseridas nos videoclipes atuais, decidimos fazer um videoclipe como trabalho de conclusão de curso (TCC).
Após a escolha do projeto emsi, cada integrante do grupo ficou encarregada de assistir a videoclipes, fazer anotações sobre conceitos, linguagens existentes e trazer para que o grupo pudesse discutir as idéias e entrar em consenso. Dessa forma definimos nosso TCC como sendo um videoclipe da banda de hardcore do Espírito Santo, Dead Fish. Utilizando-nos de uma linguagem experimental que incorpora ao vídeo característicastípicas de um curta-metragem.
Assim que a linguagem foi elaborada, passamos a pensar no roteiro, e com nosso referencial baseado em filmes como “Corra Lola Corra”, “Seven – os sete pecados capitais”, “Flores Partidas”, bem como a fragmentação existente em filmes como “21 Gramas”, “Amores Brutos”, “Crash”, e enfoque ao detalhe como em “Amèlie Poulain”, definimos o roteiro. Nele procuramos de maneiraprática exibir o cotidiano aparente em contrapartida ao universo real de alguns personagens. No vídeo essas histórias são apresentadas de forma paralela e fragmentadas, revelando aos poucos as características dos personagens.
Para elaboração do vídeo tivemos a participação de seis atores, gravamos o show da banda, e realizamos pesquisas e entrevistas para a elaboração da parte extra dotrabalho.
Por sermos um grupo pequeno, três integrantes, tivemos funções previamente divididas por nós mesmas, direção, produção, edição, arte, e todas as demais funções que envolvem nosso projeto.







PARTE II




FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Para se contar a história do videoclipe, creio que devemos iniciar falando da relação música-imagem, que surge muito antes até docinema sonorizado. A música já estava presente desde o início da história do cinema.
Kurt London, primeiro historiador sobre a música no cinema e autor do livro “Film Music” (1930) dizia que a música era usada para abafar o ruído do projetor. Em 1947, Adorno e Eisler publicaram o livro “O cinema e a música” , que possuía idéias advindas do romantismo alemão e acreditavam que a música tinha a...
tracking img