Destino Manifesto

Páginas: 5 (1169 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2013
http://conceitosetemas.blogspot.com.br/2011/08/destino-manifesto.html

A DOUTRINA MONROE E O DESTINO MANIFESTO
Os Estados Unidos da América possuem a quarta maior extensão territorial do planeta e o processo de formação do seu território, marcado por uma imensa expansão de sua área, ocorreu sob os fundamentos teóricos e ideológicos da Doutrina Monroe e do "Destino Manifesto".

O país queproclamou a independência em 1776 tinha apenas 13 estados, as até então chamadas 13 colônias que haviam se insurgido contra o domínio inglês. Atualmente são 50 estados ocupando área quase dez vezes maior que a inicial.

A expansão projetada desde os tempos da colonização ganhou força com a independência. O Tratado de Paris, de 1783, definiu as fronteiras dos Estados Unidos reconhecidas pelaex-metrópole, o Reino Unido, incluindo as áreas ao sul dos Grandes Lagos, entre os rios Mississipi e Ohio. Dali partiria a "Marcha para o Oeste" para consolidar as fronteiras atuais.

No início do século 19, Napoleão exige o território da Lousiana, que pertencia à Espanha e incluía o porto de Nova Orleans, fundamental para o livre-comércio dos Estados Unidos. Com receio do expansionismonapoleônico, os americanos pagam-lhe 15 milhões de dólares pelas terras e dobram seu território num acordo em 1803.

Vinte anos depois, o então presidente dos Estados Unidos, James Monroe, num discurso histórico em que projeta a hegemonia geopolítica dos Estados Unidos no continente americano, profere a sentença clássica: "América para os americanos". O recado foi claro e direto para as potênciaseuropeias:

"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia [...]"

A América se descolonizava naquele início deséculo 19. Revolução Haitiana (1791-1804); Independência da Argentina (1810-1816); Independência do México (1810-1821); Independência do Brasil (1822). A Doutrina Monroe define a descolnização da América como processo irreversível e, claro, justificaria a expansão territorial através de aquisições ou guerras de territórios controlados por europeus na América.

James Monroe
Se a América era paraos americanos, não haveria razão para que europeus mantivessem posses territoriais no novo mundo. Assim, os americanos ainda buscariam controlar os territórios do Oregon e do Alasca, ampliando ainda mais a abrangência do seu território.

A ocupação das terras conquistadas foi estimulada e viabilizada por imensas correntes migratórias. A descberta de ouro na região da califórnia em 1848 -território anexado do México após guerra com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo - atraiu milhares de pessoas para a Costa Oeste do país.

Outro grande evento que atraiu pessoas foi o Homestead Act (Lei de Propriedade Rural - 1862). A Lei garantia a propriedade de terras de 130 acres de extensão para quem nelas se fixassem e produzissem ininterruptamente por cinco anos.

Feita em meio àGuerra de Secessão (1861-1865), a Lei excluía desse direito os que já tivessem empenhado armas contra o governo dos Estados Unidos e garantia o acesso à terra apenas àqueles que fossem qualificados como "cidadãos desejáveis", o que incluía majoritariamente pessoas do perfil "WASP", ou seja, brancos, anglo-saxônicos e protestantes.

No entanto, todo esse processo de expansão territorial ecolonização foi revestido de um certo caráter missionário através da ideologia do Destino Manifesto. A ideia central consiste na "predestinação divina". Segundo a concepção do Destino Manifesto, Deus desejava que os norteamericanos dominassesm as terras da América do Norte.

Progresso Americano, de John Gast. Alegoria do Destino Manifesto.
Essa concepção foi largamente utilizada na prpaganda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destino manifesto
  • Destino manifesto
  • O Destino Manifesto
  • Destino Manifesto
  • Destino manifesto
  • Destino manifesto
  • Doutrina do destino manifesto
  • Doutrina do Destino Manifesto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!