Destino manifesto

Páginas: 10 (2361 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
Estados Unidos e o Destino Manifesto
Por: Marise Magalhães Olímpio
Autores:
Marise Magalhães Olímpio / Jorge Henrique Maia

INTRODUÇÃO
O ano era o de 1863. John Dunbar, um tenente da União, é condecorado por bravura durante a Guerra de Secessão. Seu desejo era conhecer a fronteira, antes que essa fosse engolida pela expansão. Foi mandado para um forte isolado na fronteira “selvagem” doSioux. Dunbar enfrenta uma série de perigos e trava contatos com uma tribo indígena que inicialmente parece hostilizá-lo. À medida que os contatos entre ele e os índios aumentavam, ambos iam construindo um laço de amizade e respeito, e Dunbar visto inicialmente como um inimigo, passa a fazer parte da tribo. Agora não tinha apenas a companhia de seu cavalo Cisco, e de um lobo que rondava o forte,sempre à tarde.
Depois de uma caçada de búfalos da qual Dunbar participou com a tribo, sua percepção de luta e harmonia, seriam modificadas pelo resto de sua vida. Passou a viver na tribo, onde se casou e recebeu o nome de “Dança com Lobos”.
Esse épico vencedor de sete estatuetas da Academia de Artes de Hollywood, lançado em 1990, mostra o que realmente marcou os Estados Unidos no século XIX: aconquista do oeste. A fronteira americana se deslocou para essa direção através das centenas de milhares de pessoas que, deixando suas casas no leste ou vindo do exterior, foram ocupar as terras dessa região. A ocupação desta, porém não se limitou as fronteiras até então estabelecidas. Para isso, os EUA tiveram como base a doutrina do “Destino Manifesto”, de natureza expansionista, que tem suaessência no principio calvinista da predestinação absoluta pela qual “Deus escolhe seus eleitos”. Assim, adquiriram novas terras comprando-as, anexando-as ou tomando-as. Dentre estes territórios podemos citar os estados da Louisiana, Califórnia, Novo México, Arizona, Nevada, Utah e partes do Colorado, Cansas e Oklahoma.
Após a conclusão da expansão territorial estadunidense, para continuar mantendo suahegemonia no mundo, eles passaram a intervir militarmente e politicamente em outros países cujo governo não lhes agradava. Durante a segunda metade do século XX estas aconteceram principalmente devido a disputa pela liderança mundial com a URSS. Com o fim desta, essas intervenções acabam tendo outro tipo de cunhagem ligada primordialmente a interesses econômicos. Como podemos perceber hoje em dia,nas intervenções realizadas na região do Oriente Médio.
Este artigo, assim, busca afirmar a fundamentação na doutrina do “Destino Manifesto” para todas a ações intervencionistas americanas, sejam elas realizadas no século XIX, ou no século XXI.

DESTINO MANIFESTO E O EXPANSIONISMO TERRITORIAL NORTE - AMERICANO
A expressão Destino Manifesto foi primeiramente utilizada por John L. O’Sullivan,num artigo escrito publicado em 1845. Neste era defendido que os EUA estavam destinados a realização dos melhores feitos e a manifestar para a humanidade a excelência dos princípios divinos, eles seriam a nação do progresso, da liberdade individual e do emancipação universal. A partir deste, percebe-se a intenção de ampliação dos princípios americanos pelo mundo. Para Fernando Catroga, a expansãoterritorial dos Estados Unidos está em seus preceitos religiosos. Desde o princípio os EUA tiveram a crença em um Deus como um elemento unificador da nação. Segundo o autor seriam quatro os fatores essenciais que fizeram com que essa crença surgisse e perdurasse ainda hoje: primeiro, nos EUA não existiram conflitos religiosos envolvendo a questão da laicidade; segundo, a importância do fomento dacoesão é muito forte numa sociedade sem raízes multi-seculares (ao contrário das européias), traduzindo-se na sacralização das instituições e dos fundadores, assim como em representações que suspendem o tempo, de modo é uma Nação não sujeita a decadência.
É interessante observar as diversas tradições que puderam incitar o exacerbado nacionalismo estadunidense, dentre elas estão o Dia de Ação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Destino Manifesto
  • Destino manifesto
  • O Destino Manifesto
  • Destino Manifesto
  • Destino manifesto
  • Destino manifesto
  • Doutrina do destino manifesto
  • Doutrina do Destino Manifesto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!