DESTILA O DO PETROL O

641 palavras 3 páginas
DESTILAÇÃO DO PETROLÉO

Trabalho apresentado à disciplina Biologia (9ºAno), ministrada pela professora Cristina Tavares, no curso do Ensino Fundamental, da E.E Confrade Antônio Pedro de Castro.

Contagem
9º/2015

Introdução
Destilação fracionada é o produto de separação onde se utiliza uma coluna de fracionamento na qual é possível realizar a separação de diferentes componentes que apresentam propriedades químicas distintas.
O aparato de destilação fracionada é constituído por um balão de vidro com fundo plano, que é aquecido por uma chama. Nesse balão está a mistura homogênea. Na boca do balão está presa uma coluna de fracionamento, com bolinhas de vidro no seu fundo. No topo da coluna de fracionamento está um termômetro, e na lateral, há uma saída para um condensador. O condensador é feito por um tubo interior, que será envolvido externamente por água fria. Ao final do condensador está um béquer.

Processo de separação dos derivados do petróleo
A petroquímica é a área da química relacionada aos derivados de petróleo e sua utilização na indústria. É uma área muito importante, já que trata de combustíveis, cuja demanda cresce diariamente.
Esse processo por que passa o petróleo é chamado refinamento e ocorre na refinaria, podendo resultar na produção de GLP, Gasolina, Querosene, Diesel, Óleo Combustível, dentre outros. No entanto, não se conhece até o momento nenhum método que consiga separar cada um desses hidrocarbonetos. Por isso, essa separação ocorre em frações de substâncias, ou seja, separa-se a mistura complexa do petróleo em misturas bem mais simples.
Essa separação fracionada só ocorre por causa dos diferentes pontos de ebulição de cada um dos componentes do petróleo.
Para tal, utiliza-se uma torre de destilação com uma fornalha na parte inferior, onde o combustível é aquecido. A torre possui até 50 pratos ou bandejas, sendo que cada uma apresenta uma temperatura diferente que vai diminuindo à medida que a altura aumenta.
A destilação a

Relacionados

  • Perfuração Petrolífera
    15252 palavras | 62 páginas
  • This Is A Call A Vida E A Musi Paul Brannigan
    146426 palavras | 586 páginas
  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas