Desporto e as estruturas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Vladimir Yamusswoho Teixeira
Curso: Ciências da Comunicação e da Cultura
Número: 20095885
1º Ano

Introdução ao Pensamento Contemporâneo

O fenómeno desportivo na perspectiva do fenómeno social
O desporto e as estruturas sociais

Universidade Lusófona do Porto

ÍNDICEPAGINAS

I – INTRODUÇÃO. 1
- Conceitos de sociedade, sociologia, estrutura social e desporto.

II – DESPORTO E A SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE. 2

2.1 – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO DESPORTO. 22.2 – DESPORTO REFLEXO DA SOCIEDADE 3

2.3 – MUDANÇA DE VALORES NO DESPORTO. 4

2.4 – DESPORTO MODERNO RESULTADO DA SOCIEDADE MODERNA. 5

2.5 – DESPORTO, FENOMENO SOCIAL TOTAL. 6

2.6 – CORRUPÇÃO DESPORTIVA“MÁFIA DESPORTIVA”. 7
- Conceitos de corrupção e corrupção desportiva.

III- CONCLUSÕES E SUGESTÕES 9

IV – BIBLIOGRAFIA 11

I – INTRODUÇÃO
O propósito deste trabalho ou estudo, é fazermos uma reflexão a partir doartigo de José Esteves (“O desporto e as Estruturas Sociais”), sobre os efeitos do fenómeno desportivo nas sociedades em que se encontra inserido, onde podemos encontrar pontos como alienação, desumanização, o monetarismo, o machismo, o nacionalismo, o racismo, contudo, iremos nos debruçar de forma mais incisiva e objectiva, em aspectos relacionados com a máfia desportiva.
Neste ponto um, iremosabordar ainda que de forma breve, alguns conceitos como o de sociedade, sociologia, estrutura social e desporto, para que possamos a partir das bases entender como cada um funciona e forma como se interligam.
A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade éintimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesses ou preocupações mútuas sobre um objectivo comum, nesse sentido, sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Sociologia é uma das ciências humanas que estuda asociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições, tem uma base teórica - metodológica, que serve para estudar os fenómenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência.
Estrutura social refere-se à colocação e à posição de indivíduos e de grupos dentro de umsistema de relações de obrigação.
Por seu turno, Desporto pode ser considerado como uma actividade física ou mental sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes. Pode também ser considerado como um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com finalidade recreativa ou profissional, oupredominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores.

II – DESPORTO E A SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE
2.1 – HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO DESPORTO
O desporto moderno surge na Inglaterra, no século XVIII, berço do Capitalismo.
Cercados pela ideologia capitalista que defende a...
tracking img