Ad.pub

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A função social do desporto

1) OBJECTIVO
Analisar em que medida se pode encarar a salvaguarda das actuais estruturas desportivas e assegurar a manutenção da função social do desporto.
2) ACTO COMUNITÁRIO
Relatório da Comissão, de 10 de Dezembro de 1999, ao Conselho Europeu de Helsínquia na óptica da salvaguarda das actuais estruturas desportivas e da manutenção da função social do desportono âmbito comunitário.
3) TEOR
O presente relatório, apresentado ao Conselho Europeu de Helsínquia em 11 e 12 de Dezembro de 1999, surge na sequência do convite feito à Comissão pelo Conselho Europeu de Viena em 11 e 12 de Dezembro de 1998.
O desporto é um dos domínios de actividade que mais tocam e aproximam os cidadãos da União Europeia, independentemente da idade e da origem social. Mais demetade da população da UE pratica regularmente uma actividade desportiva, quer num dos 700 000 clubes que existem na União, quer fora deles. Quase dois milhões de educadores, monitores ou voluntários consagram o seu tempo de trabalho ou de lazer à animação da vida desportiva, desempenhando um papel fundamental em matéria de educação e de inserção social numa altura em que as sociedades seconfrontam com graves problemas de coesão social e de identidade cultural.
Esta função social do desporto, de interesse geral, é afectada desde há vários anos pelo aparecimento de novos fenómenos de carácter diverso que põem por vezes em causa a ética e os princípios de organização do desporto, a saber, a violência nos estádios, a corrupção, a expansão das práticas de dopagem, a exploração de jovensdesportistas ou ainda a procura de lucros rápidos em detrimento de uma evolução mais equilibrada do desporto.
A prática e a organização do desporto nos Estados-Membros, independentemente de algumas diferenças de país para país, revelam a existência de características comuns que permitem falar de uma abordagem europeia do desporto.
Desde há alguns anos, vários fenómenos marcam essa abordagem europeiado desporto:
o aumento da popularidade do desporto em termos de prática e de espectáculo;
a internacionalização do desporto com a multiplicação das competições internacionais;
o desenvolvimento sem precedentes da dimensão económica do desporto com o aumento espectacular dos direitos audiovisuais.
Estes fenómenos trazem ao desporto e à sociedade elementos positivos. Assim, o número de empregoscriados, directa ou indirectamente, pelo desporto, aumentou 60% durante os dez últimos anos para atingir quase 2 milhões. Importa, todavia, reconhecer que estes fenómenos podem também ser fonte de tensões ou entrar mesmo em contradição com certos princípios fundamentais do desporto:
a sobrecarga dos calendários de eventos desportivos pode ser considerada uma das causas da expansão da dopagem;
amultiplicação dos eventos desportivos lucrativos, que pode vir a privilegiar a lógica comercial em detrimento da lógica desportiva e da função social do desporto;
a tentação de certos operadores desportivos e de certos grandes clubes saírem do quadro das federações para explorar melhor e em proveito exclusivo as potencialidades económicas do desporto. Esta tendência pode pôr em causa o princípiode solidariedade financeira entre o desporto profissional e o desporto amador, bem como o sistema de promoção-despromoção comum à maior parte das federações;
os perigos que alguns jovens correm ao serem conduzidos cada vez mais cedo para o desporto de alta competição, frequentemente sem formação profissional complementar, com riscos para a sua saúde física e mental e para a sua ulteriorreconversão;
a procura de lucros imediatos (efeitos da comercialização excessiva) ligada à internacionalização do desporto pode conduzir a situações de desigualdade relativamente a certos países mais pequenos ou de menor população cujos desportistas de alto nível optam pela expatriação para exercerem a sua actividade, enfraquecendo assim o nível desportivo dos referidos países.
Reforçar a função...
tracking img