Despesas antecipadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. DESPESAS ANTECIPADAS

As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte são classificadas no Ativo Circulante e geralmente representam uma parcela não muito significativa, emcomparação com os demais ativos, motivo pelo qual, no Balanço, são normalmente apresentadas por seu valor total.
Para uma perfeita compreensão desse grupo de contas, há que se fazer inicialmente uma discussãode seu conceito nos termos da Lei das Sociedades por Ações.

1.1 Conceito

Esses ativos representam pagamentos antecipados, cujos benefícios ou prestação de serviço à empresa se farão Durante oexercício seguinte.
De fato, segundo o art. 179 da Lei das Sociedades por Ações, referem-se a “aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte” e, normalmente, não serão recebidas em dinheironem representam bens fisicamente existentes, como é o caso de peças, materiais, etc.
Há casos especiais em que as despesas antecipadas não significam desembolso imediato de recursos, e sim valoresainda a pagar a curto prazo.
Os prêmios de seguros, quando parcelados ou financiados, representam exemplo prático dessa hipótese.

1.2 Conteúdo e classificação

Pelo conceito de liquidez, é oúltimo item apresentado no Ativo Circulante.
Normalmente, todos os itens dessa natureza referem-se a despesas do exercício seguinte à data do balanço. Todavia, em casos mais incomuns, poderemos terpagamentos antecipados de despesas cujos benefícios ou prestação dos serviços ocorram em períodos ainda maiores. Nesse caso, a classificação no Balanço deverá ser em conta do Realizável a Longo Prazo (daparte que exceder o próximo exercício, como no caso de prêmios de seguros pagos por vários anos).
Deve-se prestar atenção para não confundir a natureza das operações classificáveis nesses subgrupos,seja no Ativo Circulante, seja no Realizável a Longo Prazo, com a natureza das operações classificáveis no Ativo Diferido, que é parte do Ativo Permanente.
As Despesas Pagas Antecipadamente, como...
tracking img