Desperdicio alimenticio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir terá como finalidade aprofundar os estudos sobre as teorias do comportamento do consumidor, o que o leva a optar por uma marca x e não pela marca y, como identifica suas necessidades e o que o freia para não ser um consumidor compulsivo. No próximo parágrafo já iremos nos ver tentando responder o que é um consumidor.Ser consumidor é ser humano, é alimentar-se, vestir-se, divertir-se é simplesmente viver, pois para viver consumimos água, comida, roupas entre outras coisas que são de necessidade básica.

Segundo autora Eliane Karsaklian(1999), o consumidor é apenas uma parte do ser humano, uma parte de todos nós. O consumidor é dotado de personalidade, o que faz com que alguns consumidores tenhammaior ou menor atração por determinado produto. O mesmo tem uma percepção da realidade tão diferenciada quanto as pessoas tem da vida, algumas pessoas se identificam com um certo produto enquanto uma terceira pessoa o considera ridículo. Com tudo isso o consumidor aprende, assim como aprendem todas as outras pessoas.

Segundo Jaime Troiano (consumidor Moderno, nº 71), ele diz queindependentemente das alterações de comportamento ligadas á situação econômica e social, o consumidor continuara imerso em suas emoções quando estiver processando comportamento de compra. As marcas continuarão a ocupara um espaço vital na rotina dos consumidores e continuarão a dar sentido ás suas escolhas, ou seja, continuara sendo sensível á propaganda, a qual seguirá alimentando seus sonhos e fantasias.O que leva uma pessoa a ser um consumidor é a motivação, seja psicológica ou mesmo o consumo para a simples sobrevivência, onde a pessoa ira precisar consumir comida, água, vestimenta entre outras necessidades básicas e em seguida vem o consumo para simples prazer, temos algumas teorias de motivação que será citada em seguida:




1. Teorias de motivação

As necessidadesbásicas humanas estabelecem a base da busca de satisfação pelo consumidor no mercado. Por sua essência mutável e evolucionária, o indivíduo possui muitas necessidades em qualquer momento de sua vida. (comportamento do consumidor: conceitos e casos/ Beatriz Santos Samara, Marco Aurélio Morsch, 2005).
1.1 A primeira teoria é a behaviorista: é uma sistema teórico da psicologia que propõe umestudo exclusivamente objetivo do homem, determinando que a única fonte do comportamento humano é o comportamento observável. A motivação tem como ponto central o conceito de impulso, entendido como a força que impede á ação, atribuível ás necessidades primárias.

1.2 A segunda teoria é a cognitivista propõe-se levar em consideração o que se “passa na cabeça” do organismo que se comporta,segundo essa teoria não há um estabelecimento automático de conexões estimulo-resposta, o individuo antevê consequências de seu comportamento porque adquiriu e elaborou informações em suas experiências.

1.3 Terceira teoria é a psicanalítica seu fundador é reconhecido como Sigmund Freud, que entendia que o comportamento humano é determinado basicamente pela motivação inconsciente e pelosimpulsos instintivos. Segundo Freud, uma criança vem ao mundo munida de necessidades instintivas que ela se esforça em satisfazer por diferentes formas, tais como gritos ou mímicas.

Porém temos uma critica sobre esta teoria que é que seus conceitos e postulados não são passiveis de verificação empírica, embora o valor da concepção da motivação inconsciente seja amplamente reconhecido.(KARSAKLIAN, 2004)

1.4 Quarta teoria humanista também chamada de psicologia humanista, essa teoria é uma abordagem da psicologia compartilhada por psicólogos contemporâneos que se mostram insatisfeitos com as concepções de homem até agora fornecidas pelos estudos psicológicos científicos. Na realidade, o organismo torna-se motivado por meio de necessidades internas ou externas que podem...
tracking img