Desmond morris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 342 (85266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mulher Nua
Desmond Morris

Índice
AGRADECIMENTOS CONTRA-CAPA ORELHA INTRODUÇÃO 1. A EVOLUÇÃO 2. CABELOS 3. TESTA 4. ORELHAS 5. OLHOS 6. NARIZ 7. BOCHECHAS 8. LÁBIOS 9. BOCA 10. PESCOÇO 11. OMBROS 12. BRAÇOS 13. MÃOS 14. SEIOS 15. CINTURA 16. QUADRIS 17. BARRIGA 18. COSTAS 19. PÊLOS PÚBICOS 20. GENITAIS 21. NÁDEGAS 22. PERNAS 23. PÉS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3 4 5 6 10 14 34 49 61 80 92100 117 126 135 143 154 171 192 202 207 217 226 238 257 273 288 298

Agradecimentos
Quero expressar meu especial agradecimento à minha mulher, Ramona, por seu incansável encorajamento e suas críticas construtivas; a meu colega Clive Bromhall, por muitas e valiosas discussões; à Random House e a Marcella Edwards, Caroline Michael, Dan Franklin e Ellah Allfrey por sua competência editorial; aNadine Bazar, por sua cuidadosa pesquisa iconográfica; e a Davi d Fordham, pelo projeto para o caderno de fotos.

Contra-capa
Há 5 mil anos, senhoras da elite do antigo Egito faziam questão de raspar a cabeça para ostentar perucas com cabelos femininos de povos subjugados. Na região hoje conhecida como Alemanha, durante as tempestades, mulheres exibiam as nádegas nuas à porta de casa. paraafastar desgraças: exclusivos da raça humana, os hemisférios glúteos seriam uma visão capaz de repelir os demônios, desprovidos desse detalhe anatômico. Já na Inglaterra vitoriana, a barriga tinha conotação sexual tão forte que seu nome nem sequer podia ser pronunciado, dai a criação do eufemismo dor de estômago". O escritor e zoólogo inglês Desmond Morris — autor do bestseller mundial O macaco nu -reúne essas e muitas outras observações curiosas em A mulher nua. Neste revelador estudo sobre o corpo feminino, o autor descreve, dos cabelos aos pés, cada parte da anatomia, suas funções e sua evolução, explicando como certas características foram valorizadas ou desprezadas, conforme os costumes de cada época. Trafegando na fronteira da zoologia com a história e a sociologia, Morris desnuda, enfim,os processos que levaram a mulher a se transformar naquilo que ele define como "o mais extraordinário organismo existente no planeta".

Orelha
Toda mulher tem um corpo belo. Brilhante fruto de milhões de anos de evolução, de surpreendentes ajustes e refinamentos sutis, ele é o organismo mais extraordinário existente sobre o planeta. Em diferentes épocas e lugares, as sociedades humanastentaram melhorar a natureza, modificando e embelezando o corpo feminino de muitas maneiras. Neste novo estudo, Desmond Morris dirige seu talento e sua atenção para a forma feminina e conduz o leitor numa excursão "da cabeça aos pés". Esclarecendo as funções evolutivas das características biológicas da mulher, Morris explora os avanços e limitações criados pelas sociedades humanas no intuito de atingir ocontrole e a perfeição do corpo feminino. Escrito a partir da perspectiva de um zoólogo e apoiado na inigualável experiência de Desmond Morris como observador do animal humano, A mulher nua apresenta fatos científicos, histórias interessantes e conclusões instigantes que provocam reflexão.

Introdução
Este livro conduz o leitor numa viagem pelo corpo feminino, explicando muitos de seusaspectos pouco conhecidos. Não se trata de um texto médico, nem de uma análise psicológica, mas de uma abordagem zoológica, que celebra a mulher na forma como ela existia no mundo real, em seu ambiente natural. Muito mais do que o macho, a fêmea humana passou por mudanças drásticas no curso de sua evolução. Perdeu muitas dos atributos femininos de outros primatas e, na forma da mulher moderna, tornou-seum ser único de uma espécie extraordinária. Toda mulher tem um corpo belo — belo porque é o brilhante coroamento de milhões de anos de evolução, fruto de surpreendentes ajustes e sutis refinamentos que o tornam o mais extraordinário organismo existente no planeta. Apesar disso, em diferentes épocas c lugares, as sociedades humanas tentaram melhorara natureza, modificando ou embelezando o corpo...
tracking img