Medio em teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ITG – INSTITUTO TEOLÓGICO GAMALIEL
DEPARTAMENTO ACADÊMICO
CURSO MÉDIO EM TEOLOGIA
NOME DO ALUNO:

Aluno: Jocélio Lourêdo Lopes


PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).
Um problema sério era os insetos: mosquitos, moscas e pulgas, a água para o consumo tinha de estar semprebem tampada e apesar disto os insetos sempre entravam nas vasilhas, por isto a água antes de ser consumida era coada; por isso o povo entendeu claramente quando Jesus falou em coar o mosquito (Mateus 23:24). O Senhor estava fazendo uma advertência quanto ao comportamento dos Escribas e Fariseus que davam mais importância a fatos de pequena relevância do que importarem-se com que era realmenterelevante para o reino de Deus.
2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no Pentateuco. (Pentateuco).
Deus revela seu caráter de várias maneiras no Pentateuco. No livramento de seu povo entende-se que é misericordioso e poderoso. A lei revela que Ele é santo; o tabernáculo revela que Ele é acessível por meio de um novo nome: Jeová Rafa, ou seja, “o Senhor que te sara”.3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final num sermão.(Homilética).
Enfatizando a necessidade de uma aceitação pública do plano de salvação, de maneira discreta, sem constrangimentos e ofensas.
4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.( História daIgreja).
Os versos da referências mostram claramente que o amor de Cristo para com sua Igreja é incondicional, tendo Ele sacrificado a si mesmo para ama-la e servi-la, sem reservas quanto ao preço do sofrimento. Um amor incondicional ao ponto de aceitar a morte na cruz do calvário, para salvar a sua Igreja e também santifica-la.






5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura;e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)
É que ninguém lhe dará credito; será desprezado e incompreendido ; levado a morte, mas sem um pretexto; considerado um malfeitor, mais sem se opor nem defender; será atormentado pelos pecados do povo de Deus, e por eles oferecerá a almaao Deus que ressuscitará dos mortos para a justificação de muitos.
6. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite exemplos. (Geografia Biblíca).
Cria Empédocles serem quatro os elementos originais: ar, água, terra e fogo. Anaxágoras declara o seu credo. O Universo é formado por diminutas partículas. Para o pensador de Clazomena. Elas podem estar em estado inanimado ounão. Aristóteles denominou-as de hemeomerias.
7. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto que Lucas em Atos relata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como sepode conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem contradições? (Os Evangelhos).
As vezes é difícil conciliar as versões ( exatamente como em um acidente de carro), mas esta, de Judas, é fácil (já foi inclusive resolvida num filme de Holywood; neste filme, Judas se enforca no alto de um morro, seu corpo fica pendurado, a corda não suporta o peso por muito tempoe se rompe, soltando o seu corpo de encontro às pedras lá embaixo).
8. O que significa a palavra Pneuma? (Pneumatologia).
O termo grego “ PNEUMA”, aplicado ao Espirito Santo, tanto envolve o pensamento de “fôlego” como o de “vento”. Pneuma é a palavra grega para “respiração, sopro”, que metaforicamente descreve um ser de espirito ou influência.
9. Faça um breve resumo da posição...
tracking img