Desmatamento e mobilidade urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
[pic]
[pic][pic][pic][pic][pic][pic]
 

MMA » Portal Brasileiro sobre Biodiversidade » Áreas Prioritárias para Bio... » Avaliação e Identifica...

Avaliação e Identificação de Áreas Prioritárias



Biodiversidade Brasileira - Avaliação e Identificação de Áreas e Ações Prioritárias para Conservação, Utilização Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade BrasileiraO Brasil, como país signatário da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), firmada durante a RIO-92, deve apoiar ações que venham a dotar o governo e a sociedade de informações necessárias para o estabelecimento de prioridades que conduzam à conservação, à utilização sustentável e à repartição de benefícios da diversidade biológica brasileira.
 
Diante da carência de informações sobre comoe o que preservar prioritariamente, um dos maiores desafios para os responsáveis pelas decisões quanto à conservação da biodiversidade é a definição de planos de ação e linhas de financiamento. Na última década, várias iniciativas levaram à identificação de prioridades mundiais para a conservação, considerando índices de diversidade biológica, grau de ameaça, ecorregiões, entre outros critérios. 
A identificação de prioridades regionais representa passo adiante neste esforço, quando as decisões podem ser traduzidas em ações concretas, com a aplicação eficiente dos recursos financeiros disponíveis. O Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), no âmbito do Programa Nacional da Diversidade Biológica (PRONABIO), foi estruturado especialmentepara desenhar estratégias regionais de conservação da biodiversidade para os principais ecossistemas do País. Neste sentido, o conhecimento das áreas e das ações prioritárias para a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade brasileira é uma ferramenta fundamental para a gestão ambiental.
 
Para atender a esta demanda, e para subsidiar a elaboração da PolíticaNacional de Biodiversidade, cujos princípios e diretrizes foram instituídos pelo Decreto Nº 4.339, de 22 de Agosto de 2002, o PROBIO apoiou no período de 1998 a 2000 a realização de cinco grandes avaliações regionais divididas por bioma, envolvendo especialistas, tomadores de decisão e organizações não-governamentais. Com uso de metodologia inovadora, que pressupôs a elaboração prévia dedocumentos por especialistas, foi realizada discussão para indicação, por consenso, de áreas e de ações prioritárias para todo o País. O processo resultou na identificação de 900 áreas e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade na Amazônia; Cerrado e Pantanal; Caatinga; Mata Atlântica e Campos Sulinos; e Zona Costeira e Marinha. Além disso, pela primeira vez, foi possível avaliar oscondicionantes socioeconômicos e as tendências atuais da ocupação humana do território brasileiro, bem como formular as ações mais importantes para conservação dos nossos recursos naturais.
 
Foram cinco os subprojetos desenvolvidos, listados aqui por ordem de suas realizações:
 
1) Ações Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade do Cerrado e do Pantanal

 
Instituições Parceiras:
•Fundação Pró-Natureza - FUNATURA;
• Conservation International do Brasil - CI;
• Fundação Biodiversitas;
• Universidade de Brasília - UnB;
 
Apoio:
• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
• Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP.
 
2) Avaliação e Ações Prioritárias para Conservação do Bioma Floresta Atlântica e Campos Sulinos

 Instituições Parceiras:
• Conservation International do Brasil (coordenação geral);
• Fundação SOS Mata Atlântica;
• Fundação Biodiversitas;
• Instituto de Pesquisas Ecológicas - IPÊ;
• Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo;
• Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG.
 
3) Avaliação e Identificação de Ações Prioritárias para a Conservação, Utilização...
tracking img