DESLOCAMENTO INVOLUNTÁRIO E NOVOS TERRITÓRIOS NO TOCANTINS: O CASO DA UHE DO LAJEADO

7627 palavras 31 páginas
DESLOCAMENTO INVOLUNTÁRIO E NOVOS TERRITÓRIOS NO
TOCANTINS: O CASO DA UHE DO LAJEADO 1
Valdir Aquino Zitzke 2

Resumo
A UHE do Lajeado no rio Tocantins, estado do Tocantins, é a terceira de uma série de dez empreendimentos deste porte planejados para a bacia dos rios Araguaia-Tocantins, integrante da política dos Eixos Nacionais de Integração, e dentro de um novo modelo de construção e operação de UHE’s, bem como de geração e distribuição de energia no Brasil.
Projetos de grande escala como esse, ao se territorializarem, provocam grandes impactos socioambientais que, na ótica de um discurso técnico-desenvolvimentista, deverão ser mitigados através de Programas Básicos Ambientais. Um dos principais impactos é o deslocamento compulsório das populações residentes nas áreas direta e indiretamente afetadas pelo empreendimento e o seu reassentamento involuntário dentro de uma determinada proposta de desenvolvimento econômico. Este trabalho se propõe a analisar a aplicação de metodologias participativas dentro de um processo de construção de um Plano de Desenvolvimento dos Reassentamentos Rurais dos atingidos pela UHE a partir da percepção e do conhecimento dos diferentes atores sociais envolvidos.

Introdução
Reservatórios são resultados de processos artificiais de intervenção humana numa bacia hidrográfica a partir de barramento de um curso d’água natural e, independente do seu tamanho ou finalidades, apresentam a mesma função de regulação da água neles contida, de modo a manter uma vazão capaz de atender as diferentes demandas dos usuários. A implantação de um reservatório é sinônimo de mudanças significativas nas escalas temporal e espacial, atingindo de forma sensível os processos químicos, físicos e
1

Este artigo é parte integrante dos estudos para a elaboração da tese no curso de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, sob a orientação da Profª Dra.
Júlia Silvia Guivant.
2

Relacionados

  • A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS HIDRELÉTRICOS NO RIO TOCANTINS - A EXPERIÊNCIA DAS USINAS HIDRELÉTRICAS (UHE) SÃO SALVADOR E LUIZ EDUARDO MAGALHÃES
    60576 palavras | 243 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas