Desigualdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
10. A estratificação social A estratificação social esta presente em quase todas as sociedades e esta dividida em alguns sistemas de estratificação, como o de castas,o de estamentos e o de classe sociais. A desigualdade um problema que existe háséculos e que afeta a sociedade e o mundo de hoje.Historicamente afirma se impossível uma igualdade absoluta,uma vez que,a desigualdade é uma realidade decorrente de uma serie de fatores históricos ,econômicos,sócias,dentre outros,em uma época onde as oportunidades eram restritas a um determinado grupo social. A expressão estratificação social se refere a divisão da sociedade em camadas (ouestratos)sendo que seus ocupantes sociais tem acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas . Hoje busca se a igualdade de direitos e oportunidades para todos ,sem discriminação ,o que estabelece uma maior proximidade entre as pessoas de diferentes níveissociais ,permitindo as a inclusão no mercado de trabalho e acesso a educação de qualidade que conseqüentemente proporciona melhor qualidade de vida e inclusão na sociedade . O conceito de estratificação em Karl Marx esta profundamente ligado a dimensão econômica Para Max,a desigualdade se estabelece na relações de produção , que e onde se podeidentificar as diferenças entre os homens ,particularmente aqueles que exploram e os que são explorados.Foi Marx quem primeiro utilizou com intensidade o conceito de classes sociais ,que estão diretamente relacionadas com o mercado e as possibilidades de acesso que os grupos na sociedade possuem a este.Segundo Max Weber a estratificação esta ligado a dimensões econômicas , sociais e políticas. Outro conceito formulado por Weber é o de estamentos. De acordo com ele, o estamento é formado por quem compartilha uma situação estamental, definida com um privilegiamento típicos, positivo ou negativo, quanto a consideração social ,com base :no modo de vida ,no modo formal de educação (aprendizagemempírica ou racional),e no prestigio obtido hereditariamente ou profissionalmente . As castas sócias surgem a partir de um rígido sistema de estratificação social, na qual as pessoas não podem passar livremente de um nível ao outro, elas estão pré destinadas a passarem o resto de suas vidas em umadeterminada classe, baseado em uma hierarquização rígida fundamentada em critérios como hereditariedade, religião, profissão ou etnia, determinava a posição do individuo na sociedade. As reformas sociais, as mudanças econômicas e intensificação do processo de urbanização têm rompido muitas das regras derelacionamentos entre as castas e a tendência é o desaparecimento gradativo desse sistema.
.
11. Desigualdade social no mundo e no Brasil
Desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países nãodesenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – é chamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda. No Brasil, a...
tracking img