Desigualdade Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO









DESIGUALDADE SEGUNDO PLATÃO








Santana de Parnaíba
Maio de 2014
COLÉGIO MUNICIPAL PADRE ANACLETO DE CAMARGO




DESIGUALDADE SEGUNDO PLATÃO


Trabalho apresentado ao Colégio Anacleto como avaliação parcial da disciplina de Filosofia do curso EM 3º A.
Professor orientador:


Santana de Parnaíba
Maio de 2014

SUMÁRIOINTRODUÇÃO

No seguinte trabalho falaremos sobre a desigualdade, um tema que muitos consideram atual, porém desde que houve humanos na face da Terra, a desigualdade passa a existir.
A sociedade atual vê a desigualdade como uma falha de governo político, como destino de um ser superior, porém, para o grande filósofo Platão, a desigualdade é vista como uma harmonia, ou equilíbrio, que deve ocorrer por sera natureza do homem.

QUEM FOI PLATÃO?

Nasceu em Atenas e viveu entre 427 e 347a.C. Pensador atuante, escritor admirável, ele foi também um educador. Fundou e dirigiu um centro de investigação, a Academia, que funcionou durante quase mil anos. Além disso, o filósofo foi um atleta. “Platão” é apelido: significa “ombros largos”. Seu verdadeiro nome era Arístocles.
Filho de família nobre, aexpectativa de Platão era intervir na política da cidade. Sua mãe, Perictione, era descendente do antigo reformador Sólon e irmã de dois dirigentes pró-Esparta. Desta forma, Platão conheceu por dentro os bastidores do governo de Atenas.
A educação que Platão recebeu incluía Oratória, Artes, Matemática, Educação Física e Filosofia.  O grande acontecimento de sua vida ocorreu quando, aos vinte anos,encontrou Sócrates, então com sessenta. Durante oito anos, até a morte de Sócrates, ele foi seu  discípulo e amigo. Mais tarde, Platão escreveria que seu mestre foi “o mais sábio e o mais justo dos homens”.
Revoltado com a morte de Sócrates e decepcionado com a política ateniense, Platão viajou para várias cidades: Mégara ao norte da África, Egito, Cirene e Siracusa na Itália. Nesta última,chegou a ser deportado e vendido como escravo. Após ser libertado graças ao resgate pago pelos amigos, Platão retorna à Atenas, por volta de 387a.C e funda a Academia, centro de investigações que dirigiu durante quarenta anos. Nesse tempo ele também se dedicou a seus escritos. Esse período de maturidade intelectual foi interrompido por mais duas viagens a Siracusa.
Faleceu aos oitenta anos, deixandoum monumento filosófico constituído de 36 diálogos e 13 cartas.


DESIGUALDADE SEGUNDO PLATÃO

No tempo de Platão (século V a.C), Atenas era uma cidade-estado com significativas desigualdades sociais. Embora existisse uma democracia direta, era também uma democracia escravista, na qual o direito à cidadania restringia-se a cerca de 10% da população, ou seja, aos nascidos na cidade, do sexomasculino, adultos e livres. Estavam, portanto, excluídos os escravos, os estrangeiros, os menores de 18 anos e as mulheres.
Havia três classes fundamentais na sociedade ateniense em termos das atribuições na polis: os magistrados, minoria, formada pelos governantes, encarregados de elaborar as leis e fazê-las cumprir; a dos artífices ou classe econômica, mais numerosa, representada pelostrabalhadores em geral (artesãos, lavradores, comerciantes,etc) livres ou escravizados, responsáveis pelo provimento dos bens necessários à sobrevivência dos cidadãos; e a dos guerreiros, encarregados da defesa da cidade.
Para Platão essa desigualdade de classes não é necessariamente um problema, desde que cada cidadão seja encaminhado para a função que está em conformidade com a sua natureza. Issoporque, para ele, cada um nasce mais preparado para exercer um determinado tipo de atividade. A cidade justa é aquela que se organiza pela justa medida, isto é, aquela em que cada um ocupa o lugar designado pela sua natureza. Nas palavras de Platão a cidade é “justa pelo fato de que cada uma das três ordens (classes) que a constituem cumpre sua função”. Em outras palavras: “É justo que aquele que,...
tracking img