Designers brasileiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
am Em 1991, o designers brasileiros, Fernando e Humberto Campana criou uma cadeira que projetou o Brasil no cenário internacional do design e entrou para história do design mundial. A cadeira Favela, reflete a nossa brasilidade, ela é feita de pequenos sarrafos de madeira fixados em uma base de metal, de forma assimétrica tal qual as estruturas de uma favela. A cadeira foi produzida pela Edra, eficou tão famosa que ganhou uma versão em miniatura pela Vitra ao lado de cadeiras famosas como a Panton, Swan, Marshmallow e etc.

A Edra empresa Italiana fundada em 1987 e que em 2012 completa 25 anos, produz desde 1998 peças da dupla de designers brasileiros, isso graças ao diretor de criação da empresa, que ao ver a imagem da poltrona “vermelha” se encantou com o estilo dos designers. Emabril de 2003 começou a produzir a cadeira favela.
Inspirada na favela Rocinha do Rio de Janeiro, a cadeira favela foi desenhada pelos irmãos Campana em 2001. Feita de sarrafos de madeira fixados em uma base de madeira de forma assimétrica tal qual as estruturas da favela, Possui 63 x 61 cm e 75 cm de altura.

. Uma das grandes vedetes da Feira de Móveis de Milão, a cadeira ficou tão famosa queganhou uma versão em miniatura pela Vitra ao lado de cadeiras famosas como a Panton, Swan e Marshmallow.
A idéia da cadeira é mostrar a reutilização de materiais tipicamente rejeitados, com uma nova função. O resultado,
O objetivo dos irmão campanas é estimularem a memória histórica ou afetiva. Sugestionam a transformação do estado perceptivo das pessoas.

Sergio Rodrigues
Cadeira moleSergio Rodrigues é esta figura iluminada de personalidade marcante, que soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira. Sergio é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país. O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais omais famoso é a Poltrona Mole. 

A produção brasileira nesse setor (mobiliário), em meados dos anos 50, ainda estava muito presa aos estilos, e a sua renovação exigiria duas batalhas. Sergio sabia que a única arma de que dispunha era o desenho e foi aí que enveredou. 

Inicialmente, como arquiteto, trabalhou ao lado de David Azambuja, Flávio Regis do Nascimento e Olavo Redig de Campos noprojeto do Centro Cívico de Curitiba, obra importante no quadro da arquitetura moderna brasileira. Mas, conhecendo com firmeza seus interesses e trilhando por um caminho percorrido por outros grandes arquitetos como João Batista Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke e Paulo Mendes da Rocha ,Sergio saltou da arquitetura para o design do móvel. 

�A aproximação de desenho do móvel modernocom certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto busca Sergio Rodrigues. Esses dois fatos foram preponderantes da decisão do júri da IV Bienal do Móvel, Cantu, Itália 1961, premiado com a Poltrona Sheriff entre 400 candidatos de 35 países.� 

Textos extraídos do livro Sergio Rodrigues da Maria Cecília Loschiavo 

Em 1957,nascia um ícone que iria fazer história no design brasileiro, é a Poltrona Mole criada pelo designer carioca Sergio Rodrigues "A primeira poltrona Mole ficou muito tempo na vitrine sem que ninguém se interessasse por ela. Algumas pessoas até a chamavam de cama de cachorro”, recorda, com humor, o carioca Sérgio Rodrigues, de 83 anos, sobrinho de Nelson Rodrigues e um dos pais do design de móveisbrasileiro. Em 1961, quatro anos depois de criar a poltrona, Rodrigues, a pedido do então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda, inscreveu “a cama de cachorro” no 4º Concurso Internacional de Design de Móveis de Cantu, na Itália. “Fui premiado porque a poltrona valorizava a questão regional, enquanto as peças dos demais concorrentes não revelavam nada de suas origens”
Hoje, uma...
tracking img