Designer e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Designer e sustentabilidade, por Christian Ullmann.
Cada vez mais se fala em Sustentabilidade e também do papel do designer ao projetar produtos que contribuam economicamente para um 'mundo'sustentável. A partir de sua experiência, o que poderia dizer aos profissionais e estudantes a respeito da inserção de seus trabalhos e a necessidade do mercado atual?
Quando falamos de sustentabilidade oque temos que entender é que não somos sustentáveis e que estamos muito longe desta realidade, porém podemos considerar que falamos em sermos sustentáveis com uma boa intenção, mas devemos estarconscientes que esta não é uma verdade.
Vivemos num mundo complexo e nosso papel é criar soluções, atender às reais necessidades da sociedade, satisfazer desejos e necessidades.
Temos que assumir logo estanossa corresponsabilidade - o compromisso é transformar ameaças globais em oportunidades de negócios, buscar soluções mais adequadas que atinjam metas de crescimento econômico e o desafio é que, alémde eco eficiente, sejam mais baratos, para atender também clientes de menor poder aquisitivo.
Este é um exemplo, da tendência global, de como podem ser atendidos simultaneamente dois problemas ounecessidades. Elaborar uma estratégia empresarial que envolva o design desde a etapa de planejamento pode colaborar com essas questões.

Designer contemporâneo
Numa perspectiva medíocre e poucoambiciosa, o designer contemporâneo vive ancorado à estabilidade que a economia / mercado lhe oferece e propõe. Infelizmente, na nossa sociedade está cada vez mais implementado que o design está ligado aoconsumo. O esforço nobre dos designers que trabalham na indústria da publicidade, mal se gasta em propósitos triviais, que em pouco ou nada contribuem para a prosperidade da humanidade.
Ascaracterísticas do design contemporâneo são cultura digital, linguagem, hibridismo Contemporary; de forma que as misturas são inevitáveis e as formas nem sempre são regulares, isso se aplica de forma clara...
tracking img