Design para levar na bagagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design para levar na bagagem


Design to lead in the luggage


Barbosa, Lara Leite; Professora M.Sc.; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia
lara@sc.usp.br

Santos, Maria Cecília Loschiavo dos; Livre Docente; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
closhia@usp.br


Resumo

O artigo refere-se à identificação e breveanálise de soluções de design para realizar atividades básicas cotidianas como comer, trabalhar, dormir, ou mesmo habitar, num mundo onde a necessidade de se deslocar tem se tornado cada vez mais recorrente. Quatro grupos de projetos são mapeados e ilustrados por esta pesquisa de acordo com o perfil da interação do usuário: Passivo Individual, Ativo Individual, Passivo Coletivo, Ativo Coletivo. Sãoverificadas respostas que viabilizam a mobilidade através da facilitação da desmontagem e do transporte, dos equipamentos móveis, portáteis e wearable, assim como pela utilização de serviços urbanos.


Palavras Chave: nomadismo; design de sistemas para mobilidade; vida cotidiana.


Abstract
 
The article mentions the identification and briefing to analysis design solutions to carry throughdaily basic activities as to eat, to work, to sleep, or same to inhabit, in a world where the dislocation necessity have become each more recurrent time. Four groups of projects are mapped and illustrated in this research in accordance with the profile of the interaction of the user: Passive Individual, Active Individual, Passive Collective, Active Collective. Answers that make possible mobilitythrough the facilitation of the disassembly and the transport, of the mobile equipment, portable and wearable, as well as for the use of urban services are verified.

Keywords: nomadism; systems design for mobility; everyday life.


Design para levar na bagagem


A necessidade de se deslocar: o comportamento nômade.

O transporte dos pertences e dos bens materiais conseqüentemente, aintenção de levá-los consigo, é tão antigo quanto a crença egípcia na vida após a morte, suposta pela acomodação de objetos no interior dos sarcófagos dos faraós. A necessidade de carregar consigo seus objetos manifesta-se desde os nômades bíblicos até os atuais moradores de rua ou trabalhadores ambulantes. Trata-se do deslocamento dos objetos.
Seria o leitor, um nômade? Segundo Kalter, o termo nômadenão foi introduzido na linguagem acadêmica até o século XVIII. A definição do termo gera discussões entre historiadores da civilização e geógrafos. O referido autor utiliza-se da seguinte: “Os totalmente nômades geralmente migram no ritmo das estações, dependendo da fonte da forragem nos pastos (mas também da disponibilidade da água, J.K.) A população totalmente nômade acompanha o rebanho,levando com eles todo seu equipamento da casa e habitação, barracas e abrigos transportáveis. Não praticam a agricultura" [1].(KALTER, 1984, p. 18).
Diferentemente daquele que trabalha nos pastos, o homem contemporâneo exerce seu ofício nas cidades, mas ainda se muda por exigências do trabalho ou pela procura do mesmo. Certamente, algumas pessoas trocam de moradia com mais freqüência do queoutras, e existem situações que não são definitivas e exigem a permanência temporária em outro local. Ainda que as distâncias sejam curtas, o transporte dos pertences, total ou parcial, é sempre um transtorno.
Possibilidade aparentemente milagrosa, a de se mudar constantemente e levar todos os bens adquiridos, incluindo a moradia, sem dificuldades. Pedido digno de um sultão da Índia ao seu filhoAhmed, somente atendido pelo gênio dotado de poderes sobrenaturais Pari Banu, descrito num conto das Mil e Uma Noites: “Quisera que me trouxesse uma tenda tão leve que um só homem pudesse transportá-la na palma da mão e seja suficientemente grande para que caibam nela minha corte, meu exército e o acampamento”[2]. (Otto, 1979, p.58).
No artigo serão abordados contextos que irão do...
tracking img