Comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aprendizagem Organizacional
O conceito de aprendizagem organizacional pode ser entendido como “um processo de apropriação de novos conhecimentos nos níveis individual, grupal e organizacional, envolvendo todas as formas de aprendizagem – formais e informais – no contexto organizacional, alicerçado em uma dinâmica de reflexão e ação sobre as situações dos problemas e voltado para odesenvolvimento de competências gerenciais”. Assim definido, o conceito é complexo e multidimensional, e apropria um leque de campos referenciais teóricos heterogêneos, como psicologia, sociolo gia, antropologia, cultura, metodologia, e gestão. Em relação às teorias organizacionais, o conceito se articula com as teorias interpretativas já estudadas, pois essas permitem que se defina a organização como umprocesso, o que concorda com o conceito de aprendizagem organizacional exposto que, usando a imagem das organizações como sistemas que se auto- desenvolvimento, permite definir a organização que aprende também como um processo, resultado de atitudes, compromissos, regras e estratégias da cultura da sua coletividade, cultivadas em um ambiente propício à aprendizagem, especificamente com ascaracterísticas de ser ao mesmo tempo individual e social que é interpretativo e compreensivo e, por isso, de mudança contínua, geralmente visando a melhorias.
O processo de aprendizagem nas organizações não está mais relacionado apenas com atividades formais desenvolvidas em ambientes de treinamento, sala de aula, ou qualquer outra circunstância estruturada. Ele deve estar relacionado a qualquer oportunidadede criação, aplicação ou disseminação de conhecimentos, cujo foco deve ser o aprendiz, da forma mais personalizada possível. A aprendizagem tem sido considerada como estratégia de competitividade ou como um meio para que as organizações desenvolvam competências e alcancem melhores resultados.
A aprendizagem organizacional efetiva-se a partir da aprendizagem individual, pois quem aprende são aspessoas. Portanto, é preciso discorrer sobre como esse segundo fenômeno acontece para que possamos explorar o primeiro. A aprendizagem individual é considerada de suma importância no ambiente organizacional porque a informação entra e é disseminada na organização por intermédio dos indivíduos.
Os modelos de aprendizagem individual são sustentados por dois modelos teóricos: modelo behaviorista omodelo cognitivista, o primeiro tem como foco no comportamento, considerado passível de observação e mensuração. Considera que a análise do comportamento implica o estudo das relações entre eventos estimuladores, respostas e conseqüências. Para essa teoria, aprendizagem envolve mudança de comportamento. O segundo modelo é mais abrangente, procura explicar fenômenos mais complexos, como aaprendizagem de conceitos e a solução de problemas. Considera dados objetivos, subjetivos, comportamentais e ainda crenças e percepções dos indivíduos que influenciam na percepção da realidade. A aprendizagem é considerada nesse modelo como um evento interno, não observável e inferido através do desempenho das pessoas.
Há argumentos que a cognição e o comportamento são tão entrelaçados que é até Seconclui à definir aprendizagem como um processo cognitivo ou comportamental, uma vez que se pode identificar diferentes tipos de aprendizagem decorrentes de mudanças cognitivas e/ou comportamentais Nos casos de haver mudança cognitiva sem a correspondente mudança comportamental ou vice-versa, é gerada uma tensão entre o sistema de crenças da pessoa e as suas ações o que caracteriza o estado dedissonância cognitiva que significa a incoerência, a diferença “entre o que a pessoa sabe ou crê e o que faz”.

Interpretativo e compreensivo, as organizações enfrentam condições de incerteza, ambientes dinâmicos, e precisam ser capazes de mudar a si próprias, e assim, como um sistema interpretativo, as organizações aprendem e gerenciam suas experiências, quando as pessoas cooperam para atingir...
tracking img