Design de moda, arte e tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Coffee Break 1
Bruno Felippe bruno@seosa.com.br Filipe Prota filipeedusouprota@hotmail.com Jonathan Figueredo jony_croft@hotmail.com Karla Nogueira krnogueira@gmail.com Michelee Vaida michelee_vaida@hotmail.com Natasha Vilalba nvilalba@yahoo.com.br RESUMO: O presente artigo trata sobre o processo de desenvolvimento de uma peça de vestuário, para o Inverno 2011. Durante o projeto, partimos dainterdisciplinaridade existente entre a arte, o design e a tecnologia e de pesquisas bibliográficas sobre tingimento, para estudarmos sobre a utilização da borra de café dentro do contexto da sustentabilidade. Com base nas pesquisas sobre café, definimos a ansiedade como conceito de criação e utilizamos vários elementos gráficos, de volumes e formas, para trabalharmos na peça os sentimentos esensações provocadas pelo estado ansioso. PALAVRAS-CHAVES: Design de moda. Tecnologia. Tingimento Natural. Café. ABSTRACT: This paper describes the development process of a piece of clothing winter 2011. During the project, the existing relationship between art, design, technology and research on dyeing, was used in order to study the possibility of using coffee dregs as a sustainable dyeing process.Anxiety was defined as our creation concept, based on the findings of the coffee research. In our design, various graphic elements such as volumes and forms were used to express feelings and sensations caused by anxiety KEYWORDS: Fashion design. Art. Technology. Natural Dyeing. Coffee.

INTRODUÇÃO No processo desenvolvimento do presente projeto, partimos da discussão sobre arte, design e tecnologia eda escolha do tingimento como sub-tema, para delimitarmos o objeto de estudo e o conceito de criação. Com as pesquisas relacionadas ao uso da borra do café no tingimento natural e, posteriormente, com as características e sensações presentes no estado de ansiedade, reunimos diversos elementos gráficos, de formas e de volumes, que referenciaram a criação da peça apresentada pelo grupo.

1Texto elaborado para o Projeto Interdisciplinar: Design de Moda, Arte e Tecnologia do curso de Graduação em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Profa. Ms. Adriana Martinez.

1 DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA: CONCEITOS E RELAÇÕES

O design fundamenta-se em um projeto e está relacionado à produção cultural e de linguagem de uma determinada sociedade, sendo produto desuas idéias, hábitos e costumes. Contudo, ao mesmo tempo em que é influenciado por esta, é também responsável pela criação de novos paradigmas sócio-culturais. Nesse sentido, podemos dizer que o mesmo ocorre com a arte, que foi utilizada ao longo da história como uma canalizadora das idéias de seu tempo, sendo também um elemento transformador daquele agrupamento humano que a influenciou. (MOURA,2003)

Por outro lado, ainda que exista uma inter-relação entre a arte e o design a partir do universo da criação e da estética, a produção em série através da tecnologia industrial é vista, em geral, como um elemento a diferenciá-los. Dessa forma, o design seria algo voltado para o público em geral, ávido por suprir suas necessidades cotidianas (ou instigados pelo próprio design a tê-las), enquantoa arte seria destinada a um determinado grupo dentro da sociedade, capaz de entendê-la e que busca uma exclusividade quase artesanal. Contudo, ao analisarmos trabalhos realizados por artistas e designers, muitas vezes nos deparamos com a seguinte pergunta: “é arte ou é design?”.

Segundo a designer Mônica Moura (2003, p.4), podemos, assim, perceber que a relação arte e design é explicada porvários autores a partir de comparações entre o papel do artista e o do designer, bem como com o papel e a função da arte e do design. Onde o designer é visto como um profissional que associa arte, técnica, tecnologia, planejamento e conhecimento para as esferas culturais e produtivas. Também o designer é considerado um artista contemporâneo, onde suas produções - objetos da cultura material e...
tracking img