Design de interiores - medidas de comprimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇAO TECNOLOGICA DO ESTADO DO PARÁ PROF. FRANCISCO DAS CHAGAS RIBEIRO DE AZEVEDO– CACAU

Professor: José Benicio da Cruz Costa.

Medidas de Comprimento
O instrumento de medida mais simples que usamos em um laboratório é a régua, no entanto, com ela podemos demonstraraspectos importantes em medidas feitas com outros instrumentos. Uma boa régua milimetrada permite que façamos medidas com precisão de 0,05 cm, o que nos fornece uma regra geral para equipamentoscientíficos: A precisão de um equipamento pode ser tomada como a metade da menor escala. Obviamente, a aplicação desta regra exigirá que você use o bom senso, pois existem vários casos em que ela não é válida.Por exemplo, uma régua barata de plástico cuja marcação dos milímetros nem sempre é bem feita, pode ter uma precisão muito pior, que você poderá avaliar comparando com uma régua de boa qualidade. Aofazer uma medida com uma régua milimetrada, você deverá anotar os centímetros e milímetros Figura 1: Leitura da correspondentes, assim como os décimos de milímetro, que régua você irá estimarvisualmente, como na Figura 1, que pode corresponder a uma leitura de 1,32 ± 0,05 cm. Observe a notação ± 0,05, que significa que a precisão da régua fez com que possa haver um erro de 0,05 cm para mais ou paramenos no valor medido. Na realidade, a questão dos erros experimentais depende em grande parte do bom senso, que você deverá desenvolver durante os cursos de Física Experimental.

Figura 2:Paralaxe. Por exemplo, se você tiver que medir a posição de uma mancha de forma pouco definida e com cerca de 2 cm de diâmetro, não tem sentido afirmar que a s ua medida tem uma precisão de 0,05 cm, mesmo quea sua régua atinja esta precisão. Talvez um valor de 0,2 cm para o erro experimental diga mais a respeito da precisão com que você pode determinar a posição do centro da mancha.

A paralaxe é...
tracking img