Design de embalagem - a embalagem que vende

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE HÉLIO ROCHA
CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO

Design de embalagem - A embalagem que vende
Feira do empreendedor 2011

Tarefa

por:
Alberto L. M. Filho

Atividade apresentada ao Curso de Bacharelado em Comunicação da Faculdade Helio Rocha como requisito para obtenção de créditos na disciplina Logística, ministrada pela Prof. Janaína Brasil.

Salvador/ Bahia
Outubro/2011

DIA: 07/10
HORA: 20h30 às 22h
PALESTRA: Design de embalagem - A embalagem que vende
PALESTRANTE: Katiane Gouveia (Designer, com pós-graduação em Administração e Marketing pela UEL/PR, pós-graduada em Gestão Estratégia de Embalagem - ESPM/SP. Sócia-proprietária da Grow Comunicação, diretora de Inovação da 2K Alimentos, consultora e instrutora do SEBRAE, consultora da Marcos Barros Design deProduto – São Paulo).

Tópicos Abordados:

• Conceito de Embalagem;
A primeira ideia é sempre de que a embalagem deve vender, satisfazer o público e ao mesmo tempo proteger o conteúdo. Ela é fundamental para o sucesso de qualquer produto, pois é o primeiro contato que o consumidor tem com o material e suas informações.

• O segredo do varejo: a vendedora silenciosa;
a embalagem é a“vendedora silenciosa”, pois deve vender o produto por si só. Daí a importância na escolha do design da embalagem de um produto. O design é o primeiro contato visual com o consumidor, ela tem que vender por si só. Se a embalagem não convencer o consumidor ela não se vende, não vende o produto. Então, quanto mais se investe em design, mais chance o produto tem de ser vendido. A embalagem, na verdade, éresultado de um planejamento estratégico, ela tem que agradar o consumidor final.

• Processo de Compra: AINDA;
No processo de compra dá ao consumidor prazer e sentimento de “poder”, dessa forma a embalagem tem papel fundamental no processo de compra, sendo a principal mídia do produto na hora da decisão. Seu design precisa interagir diretamente proporcionando impacto visual (o produto tem cercade 3 segundos para impressionar e seduzir ao primeiro olhar). Emocionar (criar vínculos mais profundos e uma conexão emocional para que o consumidor se apaixone). Racionalizar (gerar estímulos para fazer o consumidor migrar da observação à ação de compra). E, por fim, fidelizar.

• Analisando uma embalagem;
Análise das mensagens em si mesmas. A embalagem é o primeiro contato com o produto, apartir dos sentidos sensoriais.
A referencialidade das mensagens: observa-se aplicação do produto, símbolo, signos devem levar a conquistar a confiança do consumidor.
A interpretação das mensagens: na etapa de interpretação das mensagens deve-se observar qual o primeiro efeito que aflora no consumidor a quem é destinado o produto. Deve ser primeiramente emocional, perceber os benefícios que oproduto transmite, bem como seu caráter lógico.
Metáforas: emprego de palavra fora do seu sentido normal, por efeito de uma comparação, mexendo desta forma com o imaginário. A partir da análise do produto, pode-se identificar como metáfora alguns elementos por vezes utilizados em seu design.
Cores: As cores são importantes elementos de persuasão sendo utilizadas na publicidade para manipular eatrair a atenção do consumidor, estimulando a aquisição do produto. Portanto são de fundamental importância na composição de uma embalagem.
Linhas: As linhas utilizadas em embalagens e rótulos podem dar um sentimento de fluência e auxiliar nas idéias que os criadores desejam transmitir design arrojado.
Logomarca: identidade do produto.
Sinestesia: o ser humano tem a necessidade de se relacionar como mundo e isso pode se dar através dos sentidos fazendo com que a pessoa emita e receba sensações. A primeira sensação vem da visão que o atrai e prende a sua atenção fazendo com que ele retire o produto da gôndola. Com melhor visibilidade do rótulo, todas as outras sensações são afloradas.
As relações entre palavra e imagem devem também ser importantes dentro da construção da marca.
Poder...
tracking img