Desfio responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pólo Presencial MACE

Nome: Thiago Dias Da Cunha RA: 298888
Elvis Rezende De Queiroz RA: 341629
Anderson Silva De Oliveira RA: 342426
Rafael Moreira Gomes da Silva RA: 336281
Rafael Godoy RA: 308100

Curso: Ciências Contábeis
Professor tutor presencial: Rogaciano Júnior
Professor EAD: Edilene Maria de Oliveira
Disciplina:Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Trabalho de Responsabilidade Social
e Meio Ambiente

Campo Grande/MS, 05 de Dezembro de 2011

Sumário

Introdução 04
Sustentabilidade 05
Política Nacional do Meio ambiente 08
Saneamento Ambiental 12
Planejamento Ambiental 17
Considerações Finais 18
Referências Bibliográficas 19

Introdução
A Responsabilidade Social representaantes de tudo como o comportamento ético com o desenvolvimento ambiental da sociedade,abordando assim um estudo das questões referentes à sustentabilidade, degradação do meio ambiente e da necessidade de ações positivas.
Neste trabalho abordaremos então a questão de sustentabilidade, a questão da política nacional do meio ambiente e o saneamento ambiental.

Sustentabilidade
O princípio dasustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
* ecologicamente correto
* economicamente viável
* socialmente justo
* culturalmente diverso
Sustentável significa apto ou passível de sustentação, sustentado é aquilo quejá tem garantida a sustentação. É de imediata compreensão que "sustentado" já carrega em si um prazo de validade, no sentido de que não se imagina o que quer que seja, no domínio do universo físico, que apresente sustentação perpétua, de modo que, no rigor, "sustentado" deve ser acompanhado sempre do prazo ao qual se refere, sob risco de imprecisão ou falsidade, acidental ou intencional. Tal rigoré especialmente importante nos casos das políticas ambientais ou sociais, sujeitos a vieses de interesses divergentes.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e osecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida dessesideais. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem que ser:
*Ecologicamente correto
*Economicamente viável
*Socialmente justo
*Culturalmente aceito
Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuroindefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras
.O conceito dedesenvolvimento sustentável vem sendo construído desde 1971, com o Painel de Founex, quando surgiu o conceito de eco desenvolvimento, passando, em 1981, pela Estratégia Mundial de Conservação e pela Comissão Mundial Independente sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1987, que o definiu como: “aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futurasatenderem as suas”.
Vários outros conceitos foram propostos, mas todos em sua essência contemplam a idéia de atender as próprias necessidades sem prejuízos às gerações futuras. Percebe-se, assim, que a definição de desenvolvimento sustentável envolve mudanças fundamentais na forma de pensar, viver, produzir e consumir. A sustentabilidade envolve em si aspectos econômicos, sociais e ambientais,...
tracking img