Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
  ANHANGUERA-UNIDERP
EAD – BELO HORIZONTE/MG – POLO 1 FABRAI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Professor Presencial:
Professor EAD:

Desafio Economia

2º Período
BELO HORIZONTE - 2011
Sumario
Custo de Oportunidades..........................................................................................................
Curva de possibilidade de produção
Conceito de elasticidadeMaximização de lucros
Mercado concorrencial
Comportamento da oferta e da demanda
Politica fiscal
Politica monetária
Politica Cambial
Politica de rendas

Custo de Oportunidades.
A transferência dos de fatores de produção de um bem x para produzir um bem y implica um custo de oportunidades, que é igual ao sacrifício de se deixar de produzir parte do bem Y. O custo de oportunidades também é chamado deCusto Alternativo por representar o custo da produção alternativa sacrificada. E de se esperar que os custos de oportunidades sejam crescentes, uma vez que, quando aumentarmos a produção de determinados bens os fatores de produção transferidos dos outros produtos sem tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade , ou seja , a transferência vai ficando cada vez mais onerosa m e o grau desacrifico vai aumentando. Isto é os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção, e não são complementares adaptáveis.
Exemplo:
Um exemplo clássico da literatura económica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção deum novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.
Se uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pelarenúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se, por exemplo, a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante. As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei autorizativa, no que se refere a aplicabilidade do custo deoportunidade, varia de país para país.

Em relação a termos não monetários
O custo de oportunidade não é definido só em termos monetários, mas, ao invés, pode ser definido em termos de qualquer coisa que pode ser valorada pela pessoa ou ente envolvido. Não se pode medir o valor da construção de uma estrada ou de um parque, um hospital ou uma esquadra de polícia. Ou até mesmo o custo de oportunidade deestar neste momento a escrever esta intervenção, ele será tão elevado quanto a importância da atividade alternativa. Esse custo varia entre diferentes pessoas e momentos.
Diferenças entre custo econômico e custo contábil
O custo econômico corresponde ao custo contábil ou contabilístico acrescido do custo de oportunidade. Avaliar o custo de oportunidade é fundamental em qualquer operaçãoeconômica, ainda mais quando não estão explícitos valores financeiros (como os preços), o que pode levar a uma ilusão de que se obtiveram benefícios sem qualquer custo.
Alguns tipos de custo de oportunidade
Custo de oportunidade escondido é o verdadeiro e camuflado custo da operação. A consciência do conceito de custo de oportunidade leva à percepção do custo camuflado em cada decisão econômica. Devidoa esse facto, hoje em dia, as grandes obras públicas já têm embutido esse tipo de custo, pois, caso contrário, haveria abertura de brecha para incluir outros benefícios inerentes à obra. Custo de oportunidade aberto, tal como o escondido, não leva em consideração o conceito de camuflagem ou o embutimento de custos sob as diversas máscaras contábeis.
Custo de oportunidade contábil é o...
tracking img