Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Na avaliação de projetos podem ser utilizados inúmeros métodos, desde os mais simples até alguns demasiadamente sofisticados. O objetivo de todos eles é um só: auxiliar na tomada de decisão de investir ou não no projeto. Alguns métodos são amplamente conhecidos e aplicados pelas empresas que pretendem avaliar se uma alternativa de investimento é viável. No difundido método valorpresente líquido (VPL) o fluxo de caixa futuro é descontado a uma taxa de atratividade, que traduz o custo de capital e o risco do investimento, e tem-se a comparação se cobre o investimento projetado, tendo como premissas a consideração da total recuperação do investimento caso a empresa desista do projeto no futuro e que a decisão de investir é inadiável. Oriundo de técnicas aplicadas no mercadofinanceiro para análise de investimento em ações, o método opções reais é uma abordagem amplificada do VPL na avaliação de ativos reais, pois considera que na opção de investir deve-se levar em conta que o investimento pode ser um custo (parcial ou totalmente) irreversível; há a possibilidade de adiar a aplicação no projeto em virtude das incertezas das variáveis; e deve-se estudar as alternativas ecenários que podem ocorrer durante o desdobramento do projeto através da elaboração e análise dos diversos caminhos possíveis na árvore de decisão, permitindo ao dono do capital a escolha da melhor estratégia e ajustes no planejamento do empreendimento. A avaliação simplista de comparar se os benefícios esperados são maiores do que os custos dos investimentos deve ser revista já que não se podemenosprezar as incertezas e o valor das opções.

INTRODUÇÃO

Capitulo 1.0

1.1 Considerações Iniciais

Um investimento vale a pena quando cria valor para seus proprietários (Ross, 2000).
Para Porter (1992), as mudanças que estão se processando na natureza da competição e a pressão crescente da globalização faz do investimento o fator mais importante da vantagem competitiva.
Quandoanalisados e classificados projetos tecnicamente corretos, é imprescindível que a escolha considere aspectos econômicos.
Como fase preliminar ao processo de avaliação e análise de projetos é necessário o computo de estimativas dos desembolsos e receitas (chamados de custos e benefícios nesse contexto) que deverão ocorrer ao longo da vida útil do projeto, uma tarefa pode ser relativamente complexa emmuitos casos. É através dessas estimativas que é gerado o cronograma financeiro do projeto com o respectivo fluxo de caixa, que é o insumo principal necessário ao processo de análise.
Para esta análise financeira, é necessário utilizar-se de critérios de decisão para a escolha entre
as alternativas de investimento.
Alguns dos métodos mais utilizados na análise de investimentos são: Método doTempo de
Recuperação do Investimento (PAY-BACK), Método do Valor Presente Líquido (VPL) e o
Método da Taxa Interna de Retorno (TIR). Estes métodos possuem suas vantagens e desvantagens um em relação ao outro e serão discutidos ao longo do trabalho.
Um fator de grande importância e que tem influência direta no resultado final da análise de investimento é o imposto de renda. Segundo Pamplona (2001),o imposto de renda pode reduzir o retorno esperado de um investimento, pois incide sobre o lucro tributável gerado pela decisão de investir. Dessa forma, um investimento atrativo antes do imposto de renda pode se tornar não atrativo após a consideração do imposto.

1.2 Objetivos

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazoslongos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados e busca responder a questões como:
1. O projeto vai se pagar?
2. O projeto vai aumentar a riqueza dos acionistas ou vai diminuí-la?
3. Esta é...
tracking img