Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I - DESENVOLVIMENTO


1.1 O QUE É DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO?


Quando trata-se de determinar o que é desenvolvimento econômico, há uma linha tênue onde vários fatores interligados como conhecimento ou cultura influenciam diretamente ou indiretamente na denotação que pretendemos dar, portanto é necessário que haja extremo cuidado ao fazer uma definição, já que ao longo do tempo foium conceito que veio mudando em termos de definição.

A palavra desenvolvimento nos denota crescimento, ampliação. O ato de desenvolver implica também em melhoria e progresso daquilo que se pretende definir. Portanto a melhor definição para desenvolvimento se instala no crescimento progressivo e/ou aprimorado de algo

Observa-se que comumente o desenvolvimento por si só é considerado umaumento, daí se procede a interligação que se fazia antes entre crescimento e desenvolvimento a qual será tratada mais detalhadamente depois.

Economia é uma palavra derivada do grego oikonomos donde “oikos” vem de casa, lar, e “nomos” significa administrar, regrar, ou seja, regras da casa. Muito embora o significado da palavra economia nos remeta a um universo micro, familiar, sua utilização seperfaz em sentido mais amplo através da análise das regras de uma sociedade formada. Seu caráter de estudo lhe deu o status de ciência social que tem em seu teor a administração aplicada à vida em sociedade.

Ao unir os dois conceitos na formação do termo Desenvolvimento econômico, no seu sentido literal (e dentro da área social) seria plausível dizer que seria um conjunto de atividades de uma dadasociedade, no sentido de crescer, aumentar a sua produção e consumo.

SANDRONI (1999) em seu dicionário define desenvolvimento econômico como sendo:


Crescimento econômico (aumento do Produto Nacional Bruto per capita) acompanhado pela melhoria do padrão de vida da população e por alterações fundamentais na estrutura de sua economia. (SANDRONI, Paulo, 1999, P. 169)Todavia, ao analisar mais profundamente, o aumento de riqueza proporciona uma situação de bem-estar, e não está se só falando de produção ou consumo de bens. O conhecimento, por exemplo, não deixa de ser considerado uma riqueza para uma pessoa ou até mesmo um país.

Segundo CAVALCANTI (2002) o conhecimento faz com que “o eixo da riqueza e do desenvolvimento” passe de setores mais tradicionais daindústria, com emprego de tecnologia obsoleta para os setores com maior tecnologia, causando assim uma relação de interdependência entre os preços dos produtos e as inovações tecnológicas neles empregados.

Partindo do pressuposto de que outras variáveis (como o conhecimento) são significativas para a produtividade, fez-se necessária a utilização de mais variáveis para especificar de uma forma maisprecisa o nível de desenvolvimento de um país.

Apesar do crescimento econômico voltado para a implementação da industria nos países influenciar no bem–estar da população, não era fator preponderante para se indicar o nível de desenvolvimento, uma vez que este relacionado a melhoria das condições de vida da população não significa apenas o PIB per capita ser alto. Se a alta renda não fordistribuída para todas as camadas sociais, a mensuração do desenvolvimento não passará de uma mera estatística que não mostra a real situação em que se encontra determinada nação.

Pensando neste aspecto, economistas alguns pensadores criaram métodos para medir o grau de desenvolvimento de um país a partir de variáveis (além do crescimento) que englobassem características que estivessem relacionadas àscondições de vida da população. O mais utilizado atualmente é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) que relaciona além do crescimento da renda, os níveis de educação e saúde da nação.

Utilizar variáveis que sejam universais é inviável, pois não pode ser deixado de fora o aspecto cultural de cada sociedade. Nem todas as pessoas são iguais e têm as mesmas preferências, isso depende muito de...
tracking img