Desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência. Refere-se às mudanças qualitativas, tais como aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior. Abrange processos fisiológicos, psicológicos e ambientais contínuos eordenados, ou seja, segue determinados padrões gerais.
Uma criança apresenta dois aspectos distintos de evolução: o crescimento e o desenvolvimento. O crescimento corresponde ao ganho de massa corporal registrado ao longo da vida, já o desenvolvimento corresponde a um conjunto de fenômenos que se refere a evolução neuropsicológica e motora da criança. A boa qualidade de vida favorece ao desenvolvimentosaudável da criança em todos os aspectos.
Cada criança apresenta seu padrão característico de desenvolvimento, visto que suas características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre a criança e seu ambiente.
São chamadas recém-nascidas do nascimento até um mês de idade; bebê, entre o segundo e o décimo-oitavo mês, e criança quando têm entre dezoitomeses até doze anos de idade.

Fatores que interferem no desenvolvimento infantil:

1 - Aspectos biológicos e psicológicos da própria criança:
- tendências hereditárias (ex.: propensão a determinada doença)
- constituição física, sexo (menino ou menina)
- tipo de personalidade (ex.: introvertida/extrovertida).
2 – Família:
- Nível socioeconômico
- Religião e cultura
- Casamento/Divórcio- Forma de comunicação entre pais e filhos.
3 – Escola:
- Professores
- Colegas
- Proposta pedagógica e metodologia de ensino
- Avaliação da aprendizagem e do comportamento.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO OU INTELECTUAL

O desenvolvimento cognitivo é um processo interno, mas pode ser observado e "medido" através das ações e da verbalização da criança. Dá-se de maneira contínua desde osprimeiros dias. A interação com o adulto e com outras crianças é um dos principais elementos para uma adequada estimulação no espaço familiar. A família desempenha o papel de mediadora entre a criança e a sociedade, possibilitando sua socialização, elemento essencial para o desenvolvimento cognitivo. Esta permite adquirir conhecimentos e habilidades, estabelecendo relações e construindo seu próprioambiente físico e social.
Quanto melhor a qualidade de estimulação ambiental disponível para a criança, melhor seu desempenho cognitivo. Estudos sobre associação entre estimulação ambiental e cognição concluem que mães orientadas a estimularem seus bebês, por meio de uma variedade de experiências perceptivas com pessoas, objetos e símbolos, contribuem para o desenvolvimento cognitivo das crianças,observando-se como conseqüências positivas em longo prazo.
Piaget descreveu vários estágios do desenvolvimento, cada estágio é constituído sobre as estruturas do anterior, ou seja, cada etapa superada é uma preparação para o estágio seguinte. Assim, a criança necessita de estimulação visual, auditiva e tátil para que sua inteligência se desenvolva. O pensamento é constituído pelas suas sensações(sensório) e pelos seus movimentos (motor), assim, descobre as propriedades dos objetos do seu ambiente manipulando-os.


DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

Nesta fase a criança tem consciência do "eu". Se suas necessidades, quando manifestadas, forem satisfeitas desenvolve-se o sentimento de confiança básica, favorecendo a aquisição da noção de causalidade e temporalidade. Tem condições deconfiar no adulto mesmo quando este não estiver presente.
.O ambiente é fundamental para o desenvolvimento infantil e a mãe exerce um importante papel nos momentos iniciais. Inicialmente, o bebê encontra-se em estado de dependência absoluta dos cuidados maternos, correspondendo, aproximadamente, aos quatro primeiros meses em que a criança está em fusão com sua mãe, A fase seguinte é a da...
tracking img