Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E RESPONSABILIDADE SOCIAL UM ESTUDO DE CASO NO GRUPO O BOTICÁRIO Lúcia Cristina Bonkoski Buffara 1 Maurício Fernandes Pereira 2

Resumo

O presente artigo aborda a responsabilidade social empresarial focada no conceito do desenvolvimento sustentável. O objetivo proposto consistiu em analisar o posicionamento da empresa O Boticário frente ao desenvolvimentosustentável, com ênfase na responsabilidade social e ambiental, bem como o impacto de suas ações frente à sociedade. O procedimento técnico da pesquisa é classificado como estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semi-estruturada individual, com seis gerentes da organização. A relevância deste trabalho reside na abordagem de um tema de vitalimportância para o futuro da humanidade, ameaçada pelos despropósitos do próprio homem.

Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Meio Ambiente, Vantagem Competitiva.

Abstract

The present article identifies the social responsibility focused on the concept of sustainable development. The objective proposed was to analyze the standpoint of O Boticário Companyconcerning sustainable development and stressing the social and environmental responsibility as well as the impact of its actions towards society. The technical procedure of this work is qualified as a case study at a qualitative approach. The instrument of data gathering was an individual interview with 6 managers of the organization. The significance of this research lies in the depicting of asubject which is of vital importance to the future of mankind, which has been threatened by man's reckless actions.

Key Words: Sustainable Development, Social Responsibility, Environment, Competitive Advantage.

1 2

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora da Universidade Tuiuti do Paraná. lbuffara@onda.com.br. Doutor em Engenharia de Produçãopela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Administração – CAD da UFSC, Chefe do CAD, Presidente do Colegiado de Graduação em Administração. mpereira@cse.ufsc.br. Artigo recebido em 11/07/2003.
1

Revista de Ciências da Administração – v.5, n.09, jan/jul 2003

Desenvolvimento Sustentável e Rresponsabilidade Social: um estudo de caso noGrupo O Boticário

1 INTRODUÇÃO

A miséria que assola grande parte da população mundial e os danos causados ao meio ambiente pela atividade humana não têm remetido a civilização a um desenvolvimento social, econômico, cultural, espacial e ambientalmente sustentável. O que se evidencia é uma distribuição de renda extremamente desigual, além de uma alarmante diferença de oportunidades, acentuandoainda mais a distância entre povos ricos e pobres (GUIMARÃES, 1997). Destarte, em decorrência da crescente problemática que vem cercando a humanidade, no final da década de 1980 difundiu-se o conceito do desenvolvimento sustentável centrado na satisfação das necessidades humanas presentes, sem comprometer a das próximas gerações. Propagou-se também a necessidade de conquistar, simultaneamente, aeficiência econômica, a justiça social e a qualidade ambiental. Tal conceito foi proveniente do Relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, divulgado na sua primeira edição em 1987. No Brasil, o conceito de sustentabilidade ou responsabilidade social corporativa começou a surgir com força na década de 1990. O impeachment do presidente Fernando Collor em 1992 foi impostopor um movimento nacional contra a corrupção. A conferência Rio 92, que destacou a questão ambiental como aspecto preponderante da agenda mundial de discussões e, também, a Campanha contra a Fome (Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida), conduzida pelo sociólogo Herbert de Souza, impulsionaram o envolvimento popular e de organizações da sociedade civil durante os anos de 1990....
tracking img