Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA


1. Caracterização do Espaço Histórico Escolar

O presente relatório de Estágio de Observação tem a finalidade de conhecer a história e a organização E.B.M. Prof. Artur sichmann
Realizaram-se algumas visitas à instituição Escolar, na intenção de observar seu funcionamento. Através das mesmas, obtiveram-se dados sobre a evolução histórica, estrutura,organização administrativa, o perfil da comunidade, do corpo docente e discente da unidade escolar.
Está no Estágio Supervisionado à oportunidade de relacionar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão, conhecer a realidade do dia-a-dia. À medida que o mesmo tem contato com as tarefas que o estágio proporciona, começa a assimilar tudo aquilo que tem aprendido e até mesmo aquilo queainda vai aprender.


Dados de Identificação da Escola

A escola básica Artur Sichmann funciona nos turnos matutino das 07h15min às 11h45min e no vespertino das 13h15min às 17h15min, atendendo um total de quarenta turmas do 1 ao 5 ano do ensino fundamental e a 5 série dos anos finais do ensino fundamental de 8 anos e o 6 ano do ensino fundamental de 9 anos.O recreio é realizado em um pátio amplo, que atualmente e coberto por brita. Este espaço e pouco arborizado, tendo em toda a extensão apenas 2 (duas) árvores. O recreio e monitorado todos os dias por dois professores que circulam, dando atenção e atendimento as reclamações das crianças. No pátio há lixeiras, porem, falta à conscientização dos alunos, que ainda preferem jogar o lixo nochão, dificultando o trabalho do vigia, que terá que varrer todo o lixo.
Os sanitários da escola são limpos e livres de odores. O espaço para a realização das aulas de Educação Física é bastante amplo, tornando as aulas bem aproveitadas.


1.2 Perfis da Comunidade

A comunidade em que a escola está inserida é formada por famílias, que na sua maioria, são compostas por pai, mãe e filhos. Outrasfamílias são apenas compostas, pela mãe e pelos filhos e outras ainda pela figura do padrasto e da madrasta.
Os moradores desta comunidade moram, em sua maioria em moradia própria, não descartando a hipótese, de alguns morarem de aluguel e ainda há outros que dividem pequenos cômodos com parentes.
Esta comunidade é formada por trabalhadores que exercem as mais variadas profissões como: pedreiros,motoristas, pintores, vendedores, carpinteiro, alguns catadores de lixo reciclável e uma pequena quantidade de aposentados.
As mulheres exercem cargos como: auxiliar administrativa, diaristas, professoras, vendedoras no comercio da cidade vizinha, Balneário Camboriú. Uma boa parte destas famílias sobrevive com apenas um salário mínimo.
Os meios de transporte utilizados pelas famílias destebairro são carro próprio, motocicleta, bicicletas e a grande maioria utilizam transporte coletivo. O nível de escolaridade e considerado deficitário, pois 63% das pessoas possuem o Ensino Fundamental incompletos, 15% com Ensino Fundamental completo, 10% com Ensino Médio incompleto e 1% com Ensino Médio completo e apenas 2% freqüentam a universidade, tendo infelizmente 9% que nunca freqüentaram aescola. Esta comunidade e formada por pessoas que vieram de varias partes Santa Catarina com: Chapecó, Itajaí, Lages e Balneário Camboriú e do Estado do Paraná.
A forma de lazer das crianças constitui em brincar com os amigos em casa, soltar pipa, brincar na rua de esconde-esconde e pega-pega.

A comunidade tem a escola como um lugar aonde os filhos vão para serem atendidos, ensinados. A escola temuma boa reputação, porém, enfrenta alguns problemas como:

 Falta de participação dos pais nos eventos promovidos.
 Falta de incentivos dos pais para que seus filhos participem das atividades
 Ausência de eventos culturais para a escola e para a comunidade;
 Ausência dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos, seu rendimento, pesquisas e tarefas diversas, etc.

Esta...
tracking img