Desenvolvimento sustentavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Números do IBGE expõem o desemprego


A realização de um levantamento como o censo demográfico, representa o desafio mais importante para uma estatística em municípios existentes, é o que nos mostra dados coletados pelo IBGE em São José do Rio Pardo.
Os dados mostram que nada foi feito para melhorar o desenvolvimento do município, a população continua sem emprego principalmente osjovens. Apenas o comércio não basta para que 20.000 pessoas estejam empregadas, é preciso atrair novas empresas para a cidade para manter os jovens no município de Rio Pardo, fazendo com que os mesmos não procurem outros municípios ou as grandes capitais em busca de emprego, somente assim a cidade conseguirá aumentar demograficamente e se desenvolver.
Devemos nos atentar ao desenvolvimentode cada município (ou a falta dele) que é a verdadeira riqueza de uma nação – SEU POVO, e com isso nosso crescimento.
Não existe o padrão certo para o progresso sustentável, mas sim, avanços que buscamos a longo prazo para uma melhor capacitação humana.
Por isso existe o IDH, para se definir a expectativa de vida, escolaridade e renda média, é nesses aspectos que o município devetrabalhar forte para seu crescimento. O ensino deve ser prioridade, para que cada vez mais os jovens estejam preparados para o mercado de trabalho, o município deve atrair empresas para gerar empregos, investir na agricultura local apoiando seus agricultores e buscando cada vez mais melhorar a qualidade de vida de sua população, através da saúde pública de qualidade, saneamento básico, bosques,áreas de lazer, etc.
Devemos nos preocupar com os políticos que surgem a cada eleição, pois surgem também novas promessas, novas esperanças e expectativas para a população. Essa mesma população é quem deve cobrar essas promessas, para que as mesmas não sejam deixadas de lado pelos políticos, fazendo com que o município para de crescer.Relatório de Desenvolvimento Humano
Escritório das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)




Em 1990, o PNUD publicou o seu primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), com o recém-criado Índice de Desenvolvimento Humano.
O desenvolvimento nacional devia ser medido pelo rendimento nacional, pela esperança de vida e pelaalfabetização.
O novo IDH tinha suas imperfeições, a falta de um padrão estatístico nas pesquisas, mas o sucesso da tese central do Relatório foi a primeira frase “As pessoas são a verdadeira riqueza de uma nação.”
A visão original permanece como a grande realização dos criadores desse Relatório, Mahbud ul Haq, do Paquistão, e Amartya Sem, da Índia. O seu conceito serviu para 20 anos deRelatório de Desenvolvimento Humano Global e também para 600 Relatórios Nacionais.
A abordagem do desenvolvimento humano afetou a visão de progresso social de uma geração de responsáveis por políticas e especialistas do desenvolvimento.
No ano de 2010, em que completou seu 20º aniversário, o Relatório constitui uma oportunidade para rever de forma sistemática as realizações e osdesafios do desenvolvimento humano aos níveis global e nacional.
No relatório de 2010 foram introduzidas três novas medidas que registram a desigualdade multidimensional, as disparidades de gênero e a privação externa. Estas novas ferramentas reforçam a validade da visão original do desenvolvimento humano.
Os Relatórios do Desenvolvimento Humano terão de enfrentar problemas ainda maisdifíceis, a área de sustentabilidade, cada vez mais vital, bem como a desigualdade e os conceitos mais amplos de capacitação.
A abordagem do desenvolvimento humano é flexível para ter em conta as perspectivas futuras da vida humana no planeta. Para que essas perspectivas sejam concretizadas é preciso criar metas para sustentabilidade, como exemplo os recursos naturais que devem ser...
tracking img